Notícias

Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo retoma atividades na cena capixaba

Publicada em 07/06/2023, às 17h35 | Atualizada em 07/06/2023, às 17h38

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Semc
Rede de Leitura Inclusiva
Reunião vitual da Rede de Leitura Inclusiva. (ampliar)

A leitura é um direito de todos! Com o objetivo de potencializar as ações voltadas para a leitura e democratizar o acesso ao livro, especialmente para o público de pessoas com deficiência, o Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo se reuniu virtualmente, na manhã desta quarta-feira (7), para elaborar e validar proposições formativas e práticas que deverão ser realizadas a partir do segundo semestre deste ano.

A intenção do encontro, mediado por Maria Melo, da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), foi compartilhar experiências acumuladas e identificar os desafios em relação ao acesso ao livro e à leitura, para ampliação e fortalecimento de políticas e práticas inclusivas nos diferentes espaços sociais, retomando as ações do GT-ES.

Além da capital capixaba, representada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), as cidades de Cariacica, Serra e Vila Velha também marcaram presença na retomada das atividades do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo.

Ações

Entre as ações planejadas pelo GT, com execução neste segundo semestre, estão: lançamento da pesquisa "Cenários da Leitura"; oferta de oficinas e cursos gratuitos acerca de temas relacionados ao livro, à leitura e à literatura; formações continuadas sobre conteúdos em formatos acessíveis; promoção e a produção de eventos públicos de leitura inclusiva, para todas as pessoas, nos diferentes espaços das cidades capixabas.

"Embora os livros em formatos acessíveis, produzidos pela Fundação Dorina, sejam feitos pensando o público de pessoas cegas, a produção hoje, de modo geral, considera todas as pessoas. Você não lê só com os olhos. Você não lê só com os dedos. Você sente a palavra", destacou Maria Melo da FDNC.

Divulgação Semc
Rede de Leitura Inclusiva
Rede de Leitura Inclusiva (ampliar)

"No campo da educação e da cultura, numa perspectiva inclusiva, é nosso papel, cada vez mais, assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura como mola propulsora de desenvolvimento humano e formação cultural. Por isso, a oferta de conteúdos em formatos acessíveis se faz necessária", destacou Lilian Menenguci, servidora da SEMC e mediadora da Rede de Leitura Inclusiva (GT-ES).

Rede de Leitura

Esse é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que visa estreitar o relacionamento entre leitores, pesquisadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura.

Desde 2013,  a rede é realizada em todo o Brasil. Nela, cada Estado é mobilizado a formar Grupos de Trabalho (GT´s) para construir novas ações de leitura inclusiva e/ou potencializar aquelas que já existem.

Quando o projeto foi apresentado ao Espírito Santo, em 2015, a Semc e a Seme se constituíram parceiras. "Já realizamos uma série de encontros, oficinas, palestras e reuniões envolvendo diferentes agentes culturais interessados em garantir o acesso ao livro e à leitura para todas as pessoas, inclusive para as pessoas com deficiência. Seguimos, nessa empreitada." destacou Lilian Menenguci.


Voltar ao topo da página