Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Quiosqueiros e ambulantes que atuam nas praias de Vitória fazem formação

Publicada em 03/12/2019, às 16h15 | Atualizada em 04/12/2019, às 18h30

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Consumo e produção responsáveis
  • Vida na água

Carlos Antolini

água de coco

Ambulantes que atuam na orla de Vitória recebem orientações para qualificar atendimento e também para boas práticas no manuseio de alimentos

Divulgação Semmam

Formação Praia Limpa para quiosqueiros e ambulantes

Formação para os profissionais que atuam na orla de Vitória acontece no auditório do Ciac (Ampliar imagem)

Comerciantes e ambulantes que trabalham nas praias de Vitória estão participando, durante a tarde desta terça-feira (3), de uma formação para melhor qualificar suas atuações junto aos frequentadores e usuários da orla, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

A formação é organizada pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e conta com a parceria da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

As orientações são dados com base nestes temas:"boas práticas em serviços de alimentação", "fiscalização de posturas" e "O ambiente praia para além do ambiente trabalho: agregando valores com Educação Ambiental".

Práticas corretas

O técnico referência da Gerência de Educação Ambiental e geógrafo Idelvon Poubel conta que, na discussão do tema "O ambiente praia para além do ambiente trabalho: agregando valores com Educação Ambiental", será reforçada a importância de que trabalhadores que atuam nas praias promovam práticas corretas de descarte dos resíduos sólidos gerados a partir das vendas de alimentos e bebidas.

"De todo o 'lixo' recolhido pelo serviço de limpeza nas praias ao final de um dia, cerca de 85% é originário do consumo de alimentação ou bebidas por parte dos frequentadores das praias, sendo que grande parte desse consumo é realizado a partir das vendas efetuadas por vendedores ambulantes e quiosqueiros, levando-se em consideração que muitos banhistas trazem de casa sua própria alimentação e suas bebidas", disse.

Praia Limpa

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, conta que a Gerência de Educação Ambiental pretende dar continuidade às ações previstas na campanha “Praia Limpa”, visando promover processos educativos em instituições de ensino e comunidades com ações e atividades que se materializem em práticas cotidianas que buscam maior e melhor qualidade do ambiente praial.

"Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possa ser mais saudável e sustentável. Comerciantes, ambulantes e Educação Ambiental interligados realmente podem favorecer para a qualidade de vida e a preservação do ambiente praial, que é protegido em nosso município desde maio de 2018 pelo decreto nº 17.342, que cria a Baía das Tartarugas, primeira APA (Área de Proteção Ambiental) marinha de Vitória. A APA tem o objetivo de conservar e recuperar a vida marinha encantadora que existe desde o início da praia de Camburi até a Terceira Ponte", declarou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Posturas

Também participaram dessa formação os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) com as palestras "Legislações de posturas para os ambulantes" e "Os procedimentos para o Alvará de Autorização de Uso".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site