Projetos para reforma do Mercado da Capixaba serão entregues até fim de julho
Publicada em
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Victor Nogueira
Restauração do Mercado da Capixaba irá permitir que artistas tenham espaço para expressão de suas obras e produção
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) aprovaram os projetos complementares de reforma do Mercado da Capixaba, apresentados pela empresa ML Projetos Eireli.
A empresa tem até o dia 27 de julho para entregar os projetos executivos finalizados, possibilitando a abertura da licitação para a obra.
Segundo o diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, a proposta é que o espaço seja concedido à iniciativa privada, por meio de licitação de concessão de uso para uma única empresa, mesmo modelo adotado nos quiosques de Camburi e da Curva da Jurema.
"A reforma do Mercado da Capixaba é um investimento muito importante para a capital. Mesmo diante desse quadro de pandemia, o ritmo dos trabalhos está sendo mantido. Trata-se de um equipamento fundamental para a retomada da economia e reinvenção do Centro de Vitória como um local importante para a cidade nas áreas de inovação, tecnologia, serviços, bem como cultural, gastronômica e turística. Após a reforma do espaço, a expectativa é que ele funcione como indutor do comércio no entorno", destaca.
Potencialidades
O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou as potencialidades culturais, artísticas e econômicas do novo Mercado da Capixaba. "O Mercado da Capixaba, a partir do restauro, manterá seu propósito e irá além. Continuará a ser uma referência cultural para o centro da cidade, em particular, e para todo o Estado, em geral. Irá além porque será palco de atividades culturais e artísticas constantes, sob tutela e gerência da Semc, que, por meio de editais públicos, proporcionará aos artistas mais um local onde possam expressar sua produção", ressalta.
Projeto
Os projetos de restauro de fachada, telhado e implantação da calçada cidadã do Mercado da Capixaba já foram concluídos e entregues à Prefeitura de Vitória. Agora, a administração municipal aguarda a entrega dos projetos complementares, como elétrico, hidráulico e de ambientação do espaço interno, que deverão ser entregues até 27 de julho pela empresa ML Projetos Eireli.
A obra ainda prevê a abertura da "Rua de Pedestres" na rua Araribóia, ampliando a área livre do mercado para atividades gastronômicas e cultural. O projeto prevê também a reabertura dos vãos internos.
Entre as novidades da intervenção, aprovadas pelos conselhos municipal e estadual de Cultura, está a abertura das entradas originais do imóvel das ruas Desembargador Orelly de Souza e Araribóia.