Imprensa
Projetos para a Fábrica de Ideias são discutidos no Gabinete Online
Publicada em | Atualizada em
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

As inúmeras possibilidades oferecidas pela Fábrica de Ideias foram discutidas na quinta edição do Gabinete Online, na noite desta terça-feira (12). Durante uma hora, os participantes da conversa discutiram a importância do espaço e as vantagens do empreendedorismo e da economia criativa para a cidade.
Com a participação do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, do presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, e de Luciana Paiva, responsável pelo projeto Acelera Vix que será implementado na Fábrica, a webconferência trouxe esclarecimentos e apresentou projetos para o local.
O prefeito disse que a Fábrica de Ideias é um espaço dedicado à formação de empreendedores, com foco nas áreas de serviços, tecnologia, economia criativa e turismo, que são vocações em Vitória. "É algo pioneiro e inovador, e desejamos atrair cada vez mais visitantes, os coletivos, cultura. Devemos ocupar com atividades temporárias que sempre darão espaço para outras ideias", afirmou.
Ele lembrou que o local (antiga Fábrica 747) oferece toda a estrutura física necessária para o desenvolvimento de projetos, com salas de aula, auditório, oficinas-laboratório e um espaço multiuso de 1.444 metros, para a realização de exposições e outros eventos de porte maior. "Aqui em Vitória não há espaço para indústria, mas sim lazer, harmonia, contemplação e troca de experiências", destacou.
Alunos
Luciano Rezende também disse que o espaço servirá aos alunos que terminam os estudos e ali devem exercitar a criatividade. "É o lugar certo para quem tem boas ideias, vontade e busca soluções para o desenvolvimento de algum projeto. Até mesmo as paredes estão ocupadas de modo criativo", elogiou o prefeito, referindo-se ao painel de 250 metros feito pelo artista Emílio Aceti na fachada da Fábrica, uma intervenção do projeto "A Arte é Nossa".

Expectativa
Segundo o secretário Leonardo Krohling, as projeções futuras para a Fábrica de Ideias são promissoras. O lugar está pronto para receber o Bistrô de Artes, onde chefs culinários apresentarão suas criações. Os projetos Espaço Verde e Criativa Birô também irão funcionar e incrementar a capacitação de pequenos empresários.
O presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, destacou a força de um empreendimento desse porte. "Ele servirá a uma parcela da população em busca de alternativas para exercitar sua criatividade e vocação".
Viana destacou ser fundamental construir e manter ativa uma rede envolvendo cidadãos e instituições públicas e privadas que ajudem a disseminar o conhecimento sobre a cidade. "Deve-se manter uma onda de otimismo como uma maneira de causar grandes transformações na educação, nos negócios, na mobilização cidadã, valorizando temas atuais e de boas perspectivas".
Fórum de Ideias
O 5º Fórum de Ideias do Gabinete Online está aberto. Os municípes têm até a próxima terça (19) para enviar sugestões e comentários. Todas as sugestões serão respondidas por e-mail e as três mais apoiadas serão comentadas por vídeo. Clique aqui e dê suas sugestões.
Economia Criativa
A Economia Criativa tem origem na criatividade, na capacidade e nos talentos individuais, de forma que potencializam a criação de riqueza e de empregos por meio da produção e uso de propriedade intelectual. São exemplos de atuação: Arquitetura e Engenharia; Artes; Artes Cênicas; Biotecnologia; Design; Expressões culturais; Filme e vídeo; Gastronomia; Mercado editorial; Moda; Música; Pesquisa e desenvolvimento; Publicidade; Software, computação e telecomunicações; Televisão e rádio.