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Projeto realizado com crianças utiliza tablets para potencializar a aprendizagem

Publicada em 13/09/2023, às 14h00 | Atualizada em 13/09/2023, às 14h07

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Projeto realizado em Cmei utiliza tablets para potencializar a aprendizagem
Crianças utilizam tablets em projeto de aprendizagem no Cmei Cida Barreto. (ampliar)

Na era digital, a educação está passando por transformações significativas, e um exemplo inspirador está acontecendo no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi. A professora Ana Paula Fernandes, à frente da turma do grupo 5C, está revolucionando a forma como as crianças aprendem, utilizando os tablets como ferramentas educacionais.  

A abordagem inovadora tem como objetivo estimular a criatividade, desenvolver novas habilidades, contribuir para a coordenação motora, incentivar a autonomia e promover o compartilhamento de conhecimentos. "A tecnologia quando utilizada de maneira correta (com um planejamento) pode proporcionar diversos benefícios para as crianças na sala de aula. O uso dos tablets não é apenas para fins recreativos, mas sim uma ferramenta que amplia as possibilidades de aprendizado das crianças", explica a professora. 

De acordo com a educadora, por meio de um aplicativo chamado "Ler e contar", é possível abordar diferentes linguagens, como a linguagem verbal, corporal, visual, sonora e digital. Assim, utilizando os tablets, ela transformou as aulas em experiências interativas e envolventes. "O desafio é fazer com que as atividades apresentem sentido para a criança, promovendo um olhar crítico a respeito da ferramenta para que possamos utilizar de forma a obter benefícios", afirma.  

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Projeto realizado em Cmei utiliza tablets para potencializar a aprendizagem
Crianças utilizam tablets em projeto de aprendizagem no Cmei Cida Barreto. (ampliar)

Ainda segundo a professora, o uso da tecnologia na educação infantil é uma forma de proporcionar estímulos diferentes às crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento. Além disso, as ferramentas tecnológicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando-as a ampliarem os conhecimentos de maneira coletiva. 

O contato com os dispositivos também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Através de atividades que envolvem tocar, arrastar e deslizar na tela, elas aprimoram suas habilidades motoras de maneira divertida e lúdica. A abordagem também incentiva a autonomia das crianças, pois elas aprendem a usar os dispositivos de forma independente, seguindo orientações da professora. Isso fortalece sua confiança e habilidades de resolução de problemas. 

Impacto positivo na aprendizagem 

O trabalho desenvolvido no Cmei é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser integrada de forma eficaz na educação infantil. Este projeto não apenas estimula o desenvolvimento acadêmico das crianças, mas também promove valores importantes, como colaboração e autonomia. As aulas com uso dos tablets são planejadas em conjunto pela professora Ana Paula Fernandes e pela professora da Educação Especial Patrícia Baioco, com o apoio da pedagoga Helen Cristina Correia e parceria da assistente de educação infantil Renata Flávia. 

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Projeto realizado em Cmei utiliza tablets para potencializar a aprendizagem
Crianças utilizam tablets em projeto de aprendizagem no Cmei Cida Barreto. (ampliar)

"O professor tem um papel importante no uso da tecnologia como ferramenta educacional, precisamos abraçar os avanços tecnológicos, utilizando-os de forma a acrescentar na vida das crianças. Nos dias que trabalhamos com os tablets percebemos uma enorme expectativa por parte das crianças, eles observam com atenção as explicações e realizam as atividades de forma individual ou coletiva com muita atenção e curiosidade. O tempo de uso durante as aulas é restrito e mesmo assim o resultado tem sido muito potente", pontuou a professora Ana Paula Fernandes. 

Para a professora de Educação Especial Patrícia Baioco, os resultados são notáveis. "Observamos que as crianças com Deficiência Intelectual (D.I.) aprendem de forma diferenciada e a utilização do tablet permitirá maiores condições para o aprendizado, despertando a sua curiosidade, aumentando a sua concentração, participação, desenvolvendo autonomia e novas habilidades", afirma. 

Ela ressalta que o tablet ajudar a prender a atenção dos pequenos durante o processo educativo, trazendo diversas possibilidades por meio de imagens, brincadeiras, canções, jogos, dentre outros, no qual as crianças com ou sem deficiência conseguem interagir e aprender ludicamente. 

"O aplicativo ler e contar o qual estamos utilizando no tablet com as crianças, as inserem em um ambiente de aprendizagem aumentando assim suas capacidades, resoluções, favorecendo a obtenção de conceitos, colaborando para o desenvolvimento várias estratégias significativas para a aprendizagem, como habilidade psicomotora, memorização, raciocínio, conhecimento por descobertas e elevação da autoestima", completou. 


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