Notícias

Projeto "Quem conta um conto, aumenta um ponto" faz sucesso com crianças

Publicada em 03/10/2022, às 12h15

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Cmei ONA - projeto literário

A literatura infantil contribui para ampliar a visão de mundo da criança. Também estimula o interesse por outras leituras e exercita a fantasia e a imaginação. Por meio da literatura, a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolve estratégias de leitura, além de favorecer a aprendizagem das convenções de escrita e ampliar o repertório textual, contribuindo assim, para o desenvolvimento do seu senso crítico.

Sabendo da importância da literatura infantil na vida dos pequenos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade desenvolveu o projeto "Quem conta um conto, aumenta um ponto", envolvendo as crianças e as famílias que formam a comunidade escolar da unidade de ensino, com muita contação de história.

"O objetivo principal é desenvolver atividades que possibilitem momentos de interação entre as crianças para estimular a oralidade, a criatividade, a imaginação, a percepção visual e auditiva, além de desenvolver a capacidade de contar e recontar histórias e despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as cada vez mais da magia e do encanto de viajar pelo fantástico mundo da imaginação", afirmou a pedagoga Giovana Velame.

Fortalecimento de vínculo

Familiares que estiveram no Cmei para as apresentações das crianças e contações de história aprovaram o projeto.

"Sou muito grata pela professora, pelo carinho que ela tem pelas crianças, não só pela minha filha. A apresentação foi um sucesso, todas as crianças dançaram, se empolgaram. Eu via a Eloá contagiante em casa, ela ficou muito animada, isso é muito gratificante para todos os pais. Estou muito realizada como mãe", afirmou Ludmila Conceição da Silva, mãe de Eloá Vieira, do grupo 5B.

Para Bárbara Nunes, mãe dos gêmeos Daniel e Maysa, do grupo 5C, o trabalho realizado pelo Cmei Ocarlina merece destaque.

"Eu quero só agradecer ao Cmei, meus filhos desde os 9 meses de idade estão aqui, se desenvolveram muito bem, a cada dia é um aprendizado novo. Com 4 anos, eles já sabem as letrinhas, já sabem os números, entao só tenho a agradecer imensamente as professoras, as pedagogas e as estagiárias que acompanham eles desde sempre", disse.

As crianças, protagonistas do projeto, também adoraram as atividades. "Eu gostei de todas as histórias, mas o Gato de Botas eu gostei mais. Eu aprendi que não pode bater nas crianças, que não pode empurrar, não pode morder, que tem que ter amizade", contou Aylla Rodrigues Guimarães, do grupo 5C.

"Eu aprendi que a gente tem que aprender a dividir as coisas e dividir as nossas coisas, os nossos brinquedos, aprender a compartilhar", ensinou Helena Valentim, do grupo 5B

O projeto

"Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ao mesmo tempo ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias", ressaltou a pedagoga Giovana Velame.

"Quem conta um conto, aumenta um ponto" surgiu através das trocas de experiências e diálogos entre as professoras Sandra Márcia Carvalho Diana César Stabnow e da assistente Cleide Gonçalves, e ainda, considerando o interesse das crianças dos grupos 5B e 5C, tendo como ponto de partida o projeto institucional do Cmei, "Literatura Infantil: Dialogando e Aprendendo Com os Diversos Autores". O projeto de sala de aula foi incentivado pela diretora Maria da Penha Coelho dos Santos, com apoio das pedagogas Giovana Velame e Lessandra Brandão.


Voltar ao topo da página