Notícias

Projeto Praia Limpa prepara alunos de Jardim Camburi para o verão

Publicada em 08/11/2019, às 12h22

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Projeto Praia Limpa com alunos
Alunos fizeram visita de campo na orla de Jardim Camburi para a limpeza da praia (ampliar)

Os educadores do Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa, já de olho no verão de 2020, vem trabalhado nas escolas de Jardim Camburi o projeto Praia Limpa.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar alunos, professores e moradores sobre a melhor forma de usufruir dos benefícios das praias, sem causar prejuízos aos elementos da natureza e aos ecossistemas.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, a ideia central é ressaltar a importância de preservar e conservar o ambiente marinho.

Educadora ambiental da Mata Paludosa, Osnéia Peccoli ressalta que muitas atividades foram desenvolvidas no decorrer de 2019, como palestras, visita de campo para limpeza da praia, pescaria ecológica, verificação da qualidade da água e trabalho com material educativo sobre restinga.

"Com essas ações, foi possível ensinar e aprender sobre vários conteúdos, principalmente, a respeito dos quatro temas que fazem parte do projeto: a importância do descarte correto dos resíduos; os cuidados com os animais domésticos, sobretudo na praia; a preservação da restinga e a balneabiliadade".

Fechamento

Na próxima segunda-feira (11), 85 alunos dos 2º anos matutino e vespertino do Colégio Renovação desenvolverão a última atividade proposta pelo projeto Praia Limpa.

Também participaram do projeto 55 alunos dos 2º anos vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, que foi encerrado no dia 29 de outubro, no Revis da Mata paludosa.

"Ao longo do processo, foi gratificante perceber o envolvimento de todos os alunos e como tiveram grande aproveitamento dos conteúdos ensinados", disse Osneia.

Qualidade de vida

"Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possa ser mais saudável e sustentável. Aluno, família, sociedade e educação ambiental interligadas em atividades que realmente podem favorecer para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente", declarou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página