Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto no CMEI Lizandre Carpanedo, em Jardim Camburi, une arte e cultura com a vida marítima

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Foto Divulgação
Projeto no CMEI Lizandre Carpanedo une arte e cultura capixaba com a vida marítima
Foto Divulgação
Projeto no CMEI Lizandre Carpanedo une arte e cultura capixaba com a vida marítima

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo, em Jardim Camburi, as crianças participam de um projeto especial que integra brincadeiras, arte, música e educação física para conhecer as manifestações culturais e a vida marítima do Espírito Santo.

Com o tema "Brincando e conhecendo as manifestações culturais do povo capixaba", a iniciativa envolve diversas atividades planejadas pelas professoras articuladoras Rozane Gomes, Letícia Monteiro, Renata Pacheco, Renata Malheiros e pelo professor Plínio Soares. A partir de histórias sobre o mar e seus habitantes, os pequenos exploram texturas, pinturas, esculturas e colagens que retratam o ambiente marinho, sempre conectadas às experiências cotidianas das crianças.

Para a diretora Terezinha Pinheiro, a exposição dos trabalhos realizados pelos professores dinamizadores e articuladores demonstra um esforço verdadeiramente integrado e colaborativo. "É muito gratificante acompanhar de perto esse processo e perceber o envolvimento intenso da equipe, assim como o compromisso desses profissionais com a qualidade do ensino. Nosso objetivo é proporcionar às crianças experiências significativas, por meio de atividades e vivências que conectem o currículo escolar com a realidade em que elas estão inseridas. Dessa forma, as crianças participam ativamente do processo de aprendizagem, tornando o ensino mais dinâmico e relevante para o desenvolvimento delas", disse.

Segundo a professora de Educação Física Renata Malheiros, no projeto sobre a cultura capixaba, o foco foi o litoral, aproveitando a proximidade da escola com a praia. "Traçamos as experiências das crianças com o mar, como surf e vôlei de praia, e exploramos a fauna local, como a baleia-jubarte, as tartarugas e os caranguejos. Os pequenos também criaram trabalhos artísticos inspirados nesses animais. Apresentamos ainda novidades, como o submarino, que despertou grande interesse. Foi uma experiência enriquecedora, com participação ativa das crianças, dentro do projeto da escola", afirmou.

A professora de Arte Renata Pacheco contou como foi o início do projeto: "Começamos o trabalho com a orla, que faz parte do cotidiano das crianças, ouvindo suas experiências na praia. A partir disso, desenvolvemos histórias sobre os animais e a cultura do Espírito Santo, especialmente da região da Restinga. Trabalhamos com colagem, pintura, textura e arte inspirada em artistas capixabas. As crianças ficaram encantadas ao aprender sobre a vida dos animais, seus hábitos e a importância da preservação ambiental. Para finalizar, montamos uma sala temática que ajudou as crianças a relembrar e valorizar todo o processo vivido ao longo dos meses", contou.

Foto Divulgação
Projeto no CMEI Lizandre Carpanedo une arte e cultura capixaba com a vida marítima
Foto Divulgação
Projeto no CMEI Lizandre Carpanedo une arte e cultura capixaba com a vida marítima