Notícias

Projeto melhora coleta de resíduos e gera renda para catadores

Publicada em 30/05/2019, às 18h27

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Catadores são Educadores
Bruno Toledo destaca que projeto visa dar dignidade aos catadores de material reciclável

Vitória tem um importante aliado para melhorar a coleta de resíduos. Trata-se do projeto "Catadores são Educadores", que é executado pela Associação Ateliê de Ideias, com o apoio da Prefeitura de Vitória, em três associações de catadores de material reciclável.

Para realizar o trabalho, as associações Ascamare, Amariv e Amarv têm à disposição um caminhão baú para recolher o material. As despesas dos veículos e as ações são financiadas pelo Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon Vitória.

O contrato de aluguel dos veículos permite que os próprios catadores recolham o material direto na fonte, o que garante melhor qualidade na coleta e, consequentemente, dá maior valor na comercialização do produto.

Direitos Humanos

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, destacou que o projeto visa ampliar a conscientização da cidade sobre a importância da coleta seletiva e da própria reciclagem.

"É um projeto que visa dar dignidade aos catadores de material reciclável, seja garantindo possibilidade de melhores condições de trabalho, seja garantindo que possam coletar mais materiais e, com isso, aumentar a renda".

Sustentabilidade

Sustentabilidade é o foco principal do projeto Catadores são Educadores. Ele envolve as três associações de catadores de materiais recicláveis de Vitória na tarefa de promover consumo consciente e educação ambiental, ampliação e qualificação da coleta seletiva e a valorização e inclusão de trabalhadores que atuam na coleta em associações ou diretamente nas ruas.

Etapas

O projeto acontece em três etapas. A primeira delas é dedicada à educação ambiental. Membros das associações realizam palestras em condomínios, associações de moradores e outros espaços sobre consumo consciente e sustentável. Também estão sendo produzidos vídeos educativos para contribuir no processo educacional e de mobilização dos moradores.

A segunda etapa é a coleta seletiva diretamente em condomínios, no comércio local, em instituições públicas e outros espaços que tenham descarte de materiais recicláveis.

A proposta é ampliar a quantidade e a qualidade do material coletado diretamente do consumidor. Para ajudar nessa tarefa, o projeto está destinando às associações os três caminhões, com motoristas e gasolina. As rotas da coleta foram previamente estabelecidas.

E na terceira e última etapa, o projeto vai trabalhar para incluir catadores autônomos, que fazem a coleta diretamente nas ruas, nas associações organizadas. O objetivo é contribuir para a sua segurança no trabalho e também melhorar a sua remuneração.


Voltar ao topo da página