Projeto de contação de histórias leva cultura afro para escola
Publicada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Mucane
Alunos da EMEF São Vicente de Paulo participaram do projeto
As histórias de um povo possuem diversas formas de serem contadas. O Museu Capixaba do Negro (Mucane), visando a divulgação e valorização da cultura afrobrasileira, realiza o projeto “As práticas de contação de história afro nas escolas”, que utiliza a contação e leitura de histórias para transmitir conhecimentos e a valorização da própria história e cultura.
Ao longo de todo o segundo semestre de 2019, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Vicente de Paulo”participa do projeto todas as sextas-feiras, de manhã e de tarde.
O projeto faz parte da Oficina de Contação de História do Mucane, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, e é realizado em parceria com a Escola.
O oficineiro Fábio Pereira é o responsável por dar vida às narrativas, colaborando na formação de 60 crianças, que aprendem ali, na contação de histórias, a valorizar e a falar sobre a cultura afro. As crianças, munidas de papel, tinta e muita criatividade desenham máscaras e desenvolvem uma história própria para contar ao fim da oficina.
A EMEF São Vicente de Paulo fica localizada na Praça Irmã Josepha Hosanah, S/N, no Centro de Vitória. O Mucane fica na av. República, 121.