1ª Edição de 2025 do Projeto Cidadania Fundamental para estudantes da EJA.
Foto Divulgação
1ª Edição de 2025 do Projeto Cidadania Fundamental para estudantes da EJA.
A noite da última terça-feira (26) foi marcada por aprendizado, cultura e cidadania para 80 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Eles participaram da primeira edição de 2025 do Projeto Cidadania Fundamental, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), na sede da pasta, entre 18h30 e 21h30.
O encontro reuniu alunos das escolas Adevalni S. Ferreira de Azevedo (Asfa), Aristóbulo Barbosa Leão e Ceciliano Abel de Almeida. A programação trouxe reflexões importantes por meio da arte: no palco, um espetáculo teatral abordou temas como prevenção ao racismo, combate à violência doméstica contra mulheres e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Após a apresentação, os estudantes puderam dialogar diretamente com servidores e artistas, em um espaço de troca de experiências e escuta.
A noite também foi de acolhimento. Os participantes receberam camisas e mochilas do projeto, além de terem acesso à entrega de absorventes higiênicos. Cerca de 30 alunos aproveitaram ainda a oportunidade para agendar a emissão da Carteira de Identidade.
Com edições previstas até novembro, o Cidadania Fundamental vai atender todas as escolas da rede municipal que possuem turmas de EJA, alcançando aproximadamente 700 estudantes. Os próximos encontros já estão confirmados para os dias 16 e 30 de setembro, 14 e 21 de outubro, e 11 e 18 de novembro de 2025.