Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Procon Vitória trata de educação financeira com crianças por meio de teatro

Publicada em 15/10/2019, às 09h38

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Edlamara Conti

Com colaboração de Rosa Blackman


Divulgação Procon

Turma do Frederico

Turma do Frederico utiliza o teatro de bonecos para falar sobre finanças e conscientizar a garotada sobre a importância do consumo consciente

"Educar para o consumo consciente, sustentável e responsável é um dos melhores presentes dos adultos para as crianças". Essa afirmação foi feita pela gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, ao falar sobre as ações comemorativas do Dia das Crianças promovidas pelo órgão em escolas e outros equipamentos da Prefeitura de Vitória.

Durante toda a primeira quinzena do mês de outubro, o Procon Vitória se uniu à "Turma do Frederico", que utiliza o teatro de bonecos para falar sobre finanças e conscientizar a garotada sobre a importância do consumo consciente.

Para Herica, falar sobre finanças com as crianças é essencial, principalmente, nos tempos atuais, quando elas já crescem em contato com o consumismo e são muito expostas a estímulos para as compras. "Usamos a forma lúdica para falar de um assunto sério para que as crianças possam entender a diferença entre querer, poder, precisar e merecer", ressaltou.

Essa também é a opinião da subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e presidenta do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Renata Freire. "O Procon Vitória está presente e interessado em levar orientações para todas as idades: da criança ao idoso. Estamos atuando de maneira preventiva, educando os cidadãos consumidores do presente e do futuro", frisou Renata.

Educação financeira

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, reforça que promover a educação financeira já nas crianças contribui para que elas cresçam capazes de fazer boas escolhas, de priorizar o que realmente é importante, de superar desafios financeiros e de tomar decisões financeiras mais conscientes durante a vida.

"Oportunizar a educação financeira já na infância é mais uma forma de promover a cidadania plena e os direitos humanos, aumentando as possibilidades de relações consumeristas mais humanas, justas e sustentáveis", defende.

Teatro de bonecos

O artista Cleyton Passos disse que, com os elementos trazidos pelo teatro de bonecos, é possível contribuir para que os pequenos interiorizem melhor os conhecimentos.

"O trabalho com as múltiplas linguagens não é um mero recurso de entretenimento. Pelo contrário, a pluralidade de formas da linguagem influi na forma como a criança elabora significações e, em seguida, na forma como ela elabora sentido. Consequentemente, influi na construção do seu repertório de conhecimentos e, sobretudo, na sua constituição como ser histórico", argumentou Cleyton.

Ele defende ainda que o teatro pode ser visto como um jogo dramático completo, pois consegue alcançar a criança em toda a sua globalidade, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio da descontração. "O teatro de bonecos e todos os outros jogos de dramatização e faz de conta ajudam a criança a construir a sua identidade, pois ela vai poder desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções", acrescentou.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site