Notícias

Prefeitura de Vitória entrega à sociedade o Museu Capixaba do Negro

Publicada em 06/07/2012, às 10h24

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


Uma vitória do movimento negro do Espírito Santo. Uma conquista de todos os capixabas. Assim define o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, a entrega do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Paz" (Mucane) pela Prefeitura de Vitória à sociedade.

A solenidade de abertura, realizada na noite desta quinta-feira (5), e a entrega do espaço totalmente restaurado e ampliado reafirmam o compromisso da PMV com as políticas de igualdade racial e o respeito e a valorização da diversidade cultural da capital capixaba.

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, destacou o ineditismo da ação da Prefeitura de Vitória, por meio de suas secretarias de Cultura (Semc) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em estabelecer um museu voltado para a cultura negra.

"Quero parabenizar Vitória pelo pioneirismo nesse esforço de sua prefeitura em resgatar e administrar um espaço voltado para a cultura negra. Não temos notícia de um museu semelhante ao Mucane em nenhuma outra cidade brasileira", afirmou.

A ministra salientou ainda que o Museu Capixaba do Negro não é apenas um espaço, mas um símbolo importante da trajetória dos negros no Brasil. "Hoje, esse País se orgulha de ser a sexta maior economia do mundo e dos avanços conquistados na área da cidadania. Mas nada disso seria possível sem o trabalho da população brasileira negra".

O fato de o museu ter sido nomeado em homenagem a uma de suas fundadoras, negra, militante e médica psiquiátrica, Maria Verônica da Paz, segundo Bairros, é algo que tem a ver com a história e o presente dos negros em nossa sociedade. "Nesse momento, somos todos Verônica da Paz, somos todos homenageados com o Mucane", complementou.

Marcos Salles
Luíza Helena de Bairros discursa na Inauguração do Museu do Negro
A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, destacou o pioneirismo do Mucane
Marcos Salles
Prefeito João Coser discursa na Inauguração do Museu do Negro
O prefeito João Coser agradeceu ao público presente a oportunidade de entregar o Museu do Negro a Vitória e ao Estado

O prefeito João Coser agradeceu às autoridades e ao público presente pela oportunidade de estar entregando o Museu do Negro a Vitória e ao Espírito Santo. "Nossa dívida histórica com os negros é impagável. E esse espaço aqui é resultado da luta do movimento negro. Hoje, atender a população negra em Vitória é mais do que uma obrigação, é uma convicção de que estamos realizando um trabalho em busca de cidadania plena para todos".

O secretário de Cultura, Alcione Pinheiro, rememorou em sua fala os aspectos históricos do prédio onde está instalado o Mucane, uma construção de 1912. "A implantação de espaços culturais é um dos pilares da política cultural de Vitória. Equipamentos como o Mucane são suportes para a produção e a difusão da cultura, além de proporcionar acesso e intercâmbio cultural".

Entre os presentes na solenidade de abertura do Mucane, estavam Marcelo Velloso, chefe da representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo; e a família de Verônica da Paz.


Voltar ao topo da página