Imprensa
Prefeitura de Vitória entrega 153 escrituras e fortalece segurança jurídica para famílias
Publicada em | Atualizada em
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Segurança jurídica e garantia dos direitos sobre imóveis e terrenos marcaram a entrega de escrituras para 153 famílias do bairro Cruzamento, realizada na noite desta quinta-feira (30), na base da Guarda Municipal, em Jucutuquara.
A regularização fundiária representa um importante avanço na garantia da segurança jurídica e do direito à moradia digna para centenas de famílias. Nesta etapa, foram entregues 141 títulos para moradores do bairro Cruzamento e 12 para famílias do Romão.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na cerimônia e, ao lado do secretário de Governo, Luciano Forrechi, dos vereadores Baiano do Salão e Anderson Goggi, presidente da Câmara, e de lideranças comunitárias, destacou o significado do momento para as famílias e reafirmou o compromisso da gestão com a dignidade, a segurança e a valorização das pessoas.
"Esta é uma noite histórica, marcada por emoção e conquista. Depois de tantos anos de espera, as famílias de Vitória realizam o sonho que representa dignidade, segurança e liberdade. Hoje, cada escritura entregue é mais que um papel: é uma garantia real, é o direito de construir, reformar e investir no próprio lar. É a certeza de que ninguém mais vai tirar o que é de vocês. Estamos reconstruindo bairros, escolas e histórias. Devolvendo às famílias o que é delas por direito, a chance de viver com tranquilidade, orgulho e cidadania", pontuou Pazolini.
Os títulos integram as modalidades REURB-S (Regularização Fundiária de Interesse Social) e REURB-E (Regularização Fundiária de Interesse Específico), beneficiando moradores dos bairros Romão, Cruzamento, parte de Fradinhos e da comunidade Alto Jucutuquara, que compõem a Poligonal 02.
"Eu moro no bairro Cruzamento há mais de 50 anos e esperei todo esse tempo para ter minha escritura em mãos. Lá criei meus três filhos e já tenho netos. Estou muito feliz em ter um documento que comprova que a terra é nossa, isso nos dá segurança. Vou viver o resto da minha vida sem me preocupar com isso. O tempo de espera foi longo, mas finalmente aconteceu, e sou muito grata", disse Virginia Alves.
A falta de caneta para assinar a escritura também não foi um problema. Luciana Ramos contou que o marido, Henrique Nogueira, levou três canetas para evitar qualquer imprevisto. "Aqui estão as três canetas. Foram mais de 30 anos de espera, e quando soubemos da data, comemoramos e nada podia dar errado, e não deu. Estamos saindo com a escritura assinada, a casa é nossa!", celebrou Henrique.
O processo de regularização fundiária da área teve início em 2018, com estudos técnicos, levantamentos topográficos e cartorários, etapas essenciais para o registro definitivo dos lotes. Até agora, o município já beneficiou 181 famílias no Forte São João e 175 no Romão.
"Sabemos o quanto essa conquista representa para a comunidade. Ela traz organização, valorização e novas oportunidades para o bairro. O trabalho não para, continuamos atuando para resolver pendências, visitar as áreas e garantir que todas as famílias sejam atendidas com justiça e transparência", disse Odair Miguel, representante da associação de moradores do bairro Cruzamento.
Com a entrega desta quinta-feira, o total de títulos de propriedade concedidos na Poligonal 02 chega a 509. A regularização fundiária garante ganhos concretos à população, como maior integração social, valorização dos imóveis, facilidade de acesso a financiamentos e, principalmente, a certeza da propriedade plena.