Encontro entre o prefeito Luciano Rezende, a secretária de Transportes de Nova Iorque, Janet Sadik-Khan e o cônsul Luiz Ferreira tratou de mobilidade
Modelo para instalação de ciclovias e ciclofaixas e estacionamentos para bicicletas. Esses foram alguns dos projetos que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, conheceu durante viagem aos Estados Unidos. Ele foi recebido pela secretária de Transportes de Nova Iorque, Janet Sadik-Khan, com quem conversou sobre o trabalho desenvolvido por ela para melhorar a mobilidade urbana naquela cidade, na tarde desta segunda-feira (4).
O encontro aconteceu no gabinete da secretária, que fica na Avenida Water Street, Centro. O cônsul-geral adjunto do Brasil, Luiz Eduardo Ferreira, também acompanhou a reunião. Além da mobilidade urbana, também foram tratados assuntos relativos ao transporte público, construção de ciclovias, ciclofaixas e praças.
"É gratificante que existam prefeitos como Luciano buscando conhecer novas ideias e experiências para melhorar a vida nas cidades. Fiquei feliz em recebê-lo para detalhar nosso trabalho em mobilidade urbana em Nova Iorque, na gestão do prefeito (Michael) Bloomberg", disse a secretária Janet.
O prefeito Luciano Rezende destacou que "é muito importante estudar como conceitos novos de mobilidade foram colocados em prática em uma das maiores cidades do mundo em poucos anos".
Desde 2007, quando assumiu a Secretaria de Transportes, Janet dobrou a quilometragem de ciclovias na cidade, criou estacionamentos para bicicletas, instalou um sistema de compartilhamento de bikes, montou um programa de redução de velocidade, investiu em mais espaços de convivência de pedestres e novos sistemas de sinalização.
Experiências
"Privilegiar os espaços da cidade para convívio das famílias, além de um trânsito mais seguro, com grande incentivo ao uso de caminhadas e bicicletas é um desejo nosso também para Vitória. Já estamos trabalhando nessa direção e aprender com experiências consolidadas, como esta de Nova Iorque, vai nos ajudar a acelerar ainda mais as mudanças que todos queremos", disse Luciano Rezende.
Os próximos encontros em Nova Iorque estão agendados para esta quinta (7), às 10 horas, na ONU Mulheres, e às 12 horas, na Unesco. No primeiro, Luciano Rezende vai apresentar o projeto Botão do Pânico e Vitória Alfabetizada. E no segundo, Vitória Alfabetizada e Onde Anda Você?.