Notícias

Prefeito anuncia novo modelo de convivência no calçadão da praia de Camburi

Publicada em 11/01/2013, às 17h54

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Coletiva de Imprensa com o Prefeito Luciano Rezende
Prefeito reuniu parte do secretariado para anunciar a implantação de novo modelo de utilização do calçadão de Camburi

O prefeito Luciano Rezende anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), a implantação de um novo modelo de utilização do calçadão de Camburi. A partir deste final de semana, a ciclovia receberá os esportes sobre rodas: skates, patins e bicicletas. Já o calçadão será voltado apenas para as famílias e as pessoas que praticam corridas e caminhadas.

Aos domingos, quando acontece a tradicional "Rua de Lazer", a ciclovia será utilizada apenas pelas bicicletas. Os patins, skates e quadriciclos circularão na pista da avenida Dante Michelini, que fica interditada das 7 às 13 horas. Este será um espaço compartilhado com as demais pessoas que circularão no local.

O prefeito explicou que essa é uma medida emergencial para o verão e que toda a orientação será dada pelos agentes da Guarda Civil Municipal. "As pessoas estão percebendo a importância do exercício físico para a qualidade de vida e o calçadão passou a ser um espaço muito procurado. Por isso, precisávamos agir rápido e essa foi a melhor solução encontrada, pois já acontece em outros lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro".

Os agentes da Guarda Municipal e a gerência de Educação para o Trânsito estão instruídos a agir com cortesia nas abordagens. "Esse trabalho acontecerá até que todos estejam cientes", destacou Luciano.

Arquivo PMV/SECOM
Ciclista e pessoas caminhando no calcação da Praia de Camburi
Medida visa oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores da praia de Camburi

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, falou sobre o trabalho a ser feito para os próximos anos. "A longo prazo, o calçadão será adequado com uma infraestrutura ideal para comportar as várias atividades. Já iniciamos os estudos e estamos identificando as principais intervenções. A ordem do prefeito é de que não sejamos restritivos e houvesse espaço para todos. Como precisamos agir rápido, a medida inicial é equacionar o espaço com base no que temos hoje".

O prefeito Luciano Rezende também falou sobre o caráter da utilização do espaço. "É preciso ter ciência de que o espaço daquele local é de lazer e contemplação, onde o centro de atenção é a família. Aquele não é um espaço de treinamento e competição. Tenho certeza que encontraremos um ponto de equilíbrio".

Os quadriciclos, que atualmente estão usando a ciclovia, não poderão mais utilizar esse espaço, tendo a permissão de utilizar somente a via principal da "Rua de Lazer".

Uma feira particular que estava acontecendo na orla de Camburi sem autorização da prefeitura também foi notificada a encerrar suas atividades para que a circulação de pessoas no local não tenha outro objetivo que não seja o lazer.


Voltar ao topo da página