Notícias

Prédio histórico da Fafi será reformado e aulas passarão para o antigo Sine

Publicada em 15/04/2015, às 12h58

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Fachada da FAFI, conteúdo verticalizado
Prédio da Fafi, na avenida Jerônimo Monteiro, passará por reforma e será ampliado

Um dos espaços mais tradicionais para a formação de profissionais relacionados à cultura no Estado, a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi se prepara para dar início ao processo de recuperação e ampliação de sua sede, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória.

Durante o processo de reforma do espaço físico da instituição, as aulas, oficinas e cursos continuarão acontecendo. Para isso, o antigo prédio do Sine, na rua Coutinho Mascarenhas, nas proximidades da rua Sete de Setembro, no Centro, está sendo preparado para receber alunos, professores e toda a população.

A previsão para o término das obras no Sine e o início dos trabalhos de recuperação e ampliação da Fafi é o mês de maio. "A obra marca conquistas importantes: o retorno do prédio do antigo Sine para a Cultura, sua reforma e sua ocupação pelas atividades da Fafi durante o restauro, que vai modernizar a sede da escola e ampliar seu papel como espaço de formação e difusão da arte local", afirma a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

"Estamos organizando os últimos preparativos para desocupação deste belíssimo espaço, que necessita de cuidados especiais. Nossa bela arquitetura passará por importantes reparos, como a questão da acessibilidade, a construção da calçada cidadã, dentre outros cuidados que valorizarão este importante equipamento cultural", comemora a gerente da Fafi, Zila Nascimento Oliveira.

Prédio

O processo de recuperação e ampliação do prédio da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi contribui para o processo de revitalização do Centro Histórico. Inaugurado em 1926, o prédio abrigou – entre outras instituições - a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que deu origem à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em 1982, o prédio foi tombado e, cinco anos depois, em 1987, a Prefeitura de Vitória o adquiriu. Em 25 de janeiro de 1992, o local retoma suas atividades como Escola de Artes Fafi, com curso de pequena duração em várias áreas artísticas. Em março de 1998, a Fafi se transformou em uma escola de qualificação profissional em teatro e dança. Em 2010, a Prefeitura de Vitória incorporou a área de música à escola.

Escola Técnica

Elizabeth Nader
Aluna Luciana, deficiente visual, em aula de Teatro na Fafi
Fafi foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) a funcionar como Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música

Em setembro de 2012, foi publicado o decreto municipal nº 15.486, que instituiu a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, vinculada à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Em junho de 2014, a escola foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) a funcionar como "escola técnica", ou seja, a Fafi passa a emitir certificados com reconhecimento nacional dos cursos oferecidos pela instituição.

Solidificando cada vez mais a importância da instituição no campo das artes, a Fafi está no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), como curso de formação técnica em teatro e dança. "É com grande alegria que damos mais um importante passo para nossa escola. Para nós, é uma grande vitória", comemora Zila.


Voltar ao topo da página