Notícias
Praticante de canoa havaiana é salva por equipe de guarda-vidas de Vitória
Publicada em 26/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 26/05/2025, às 18h54
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Uma praticante de canoa havaiana foi resgatada pelos guarda-vidas após ficar à deriva no mar, no início da manhã desta segunda-feira (26), em Camburi.
De acordo com o coordenador do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar Vitória), Ednardo Dalmácio, a praticante teve um problema com o equipamento.
"Pelo que apuramos com ela, o respirador da ama se soltou e encheu de água, o que não permitiu que a canoa tivesse instabilidade. A ama é um flutuador que fica na lateral da canoa. Assim, a praticante de canoa não conseguiu mais se deslocar remando", detalhou.
Ela entrou na água por volta das 6 horas, próximo à Ilha do Frade. Um colega da vítima tentou ajudá-la, comunicando à guarderia da Curva da Jurema. Só quando as equipes de guarda-vidas chegaram para trabalhar, por volta das 7 horas, foram avisadas sobre o ocorrido e deram início às buscas. O mar estava agitado e com pouca visibilidade em razão do tempo. A mulher e os equipamentos foram localizados, já na altura de Jardim Camburi, para onde a canoa foi empurrada pela água e pelo vento.
Já recuperada, a praticante de canoa agradeceu nas redes sociais. "Deixo meu obrigada a toda turma do Salvamar porque veio de prancha, nadando e barco de apoio, muito obrigada a toda a equipe e me deixou sã e salva na areia. E agora está tudo certo", contou em vídeo.
O coordenador do Salvamar dá dicas para quem pratica esportes no mar. "Não é aconselhável remar mar adentro em dias de vento forte e mar agitado. Outra orientação é sempre utilizar colete salva-vidas e, claro, ligar para o 190 ou chamar a equipe de resgate que estiver mais próxima", pontuou Ednardo.