Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Porão a Sonhar: projeto estimula potencial de estudantes com altas habilidades

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Silas Ventura de Jesus
Trabalhos artísticos de estudantes com altas habilidades
Alunos desenvolvem variados trabalhos artísticos no projeto "Porão a Sonhar", desenvolvido na Emef Álvaro de Castro Mattos
Silas Ventura de Jesus
Trabalhos artísticos de estudantes com altas habilidades
Espaço atende cerca de 40 estudantes de escolas da rede pública de Vitória, que mostram seus talentos em pinturas e outras artes

Estimular os estudantes com indícios de Altas Habilidades/Superdotação a desenvolver talentos, criatividade, empreendedorismo e experimentação. Esse é o objetivo do "Porão a Sonhar", nome que batiza a sala de recursos multifuncionais (SRM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.

Os trabalhos são coordenados pelos professores Israel Scardua e Verônica Devens. O espaço atende cerca de 40 estudantes de escolas da rede pública de Vitória.

Porão em Cores

Um deles é Davi Vianna, de 11 anos, que está no 6º ano. Em uma parceria com o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social do Espírito Santo (Icores) e também o projeto "Cores que Acolhem", o estudante desenvolveu um projeto para explorar e falar sobre o mundo da arte e da cultura, o que deu origem ao programa "Porão em Cores", que foi reproduzido em seu canal no YouTube.

"O tema foi proposto pelo próprio estudante. Para produzir os vídeos, com edição e tudo o que o estudante precisava, buscamos uma parceria com o Instituto Cores que Acolhem. Daí, surgiu o nome 'Porão em Cores'", explicou o professor Israel Scardua.

O foco, neste primeiro momento, é nas histórias de pintores de projeção internacional. "Pude conhecer muito sobre cultura e arte viajando com meus pais. Tem sido uma experiência muito legal fazer os vídeos. Eu adoro o tema, e posso falar sobre os pintores e tudo que gosto. Tive todo o apoio do professor Israel, com ideias para os vídeos, orientações e tudo mais", explicou Davi.

Construindo sonhos

São projetos como o "Porão a Sonhar" que transformam vidas e exploram o potencial enorme de estudantes da rede pública de Vitória. É o caso do ex-aluno Brenno Silver.

"O tempo que frequentei foi transformador para mim, tanto como artista, mas também como pessoa. Eu conhecia apenas o lápis e o papel, mas lá aprendi que existiam diversas outras técnicas e materiais diferentes. Todo esse contexto me motivou bastante a seguir meu sonho", recordou Brenno.

Atualmente, ele trabalha como desenhista e professor de desenho, com pretensões de seguir carreira como ilustrador. Tudo isso porque recebeu estímulo e apoio quando frequentou o “porão” da escola.

"Graças ao professor Israel, comecei a ver em mim um potencial que nem eu mesmo enxergava. E descobri que existiam diversas profissões que tinham como base o desenho, como arquitetura, ilustração, animação, modelagem 3D, entre outras", completou.