Notícias

Poesias, histórias de vida e discursos feitos em Libras marcam formatura no CRPD

Publicada em 01/11/2019, às 17h56 | Atualizada em 05/11/2019, às 19h10

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Formatura do curso de libras no CRPD
Alunos dos cursos de Libras do CRPD receberam certificados em tarde festiva (ampliar)
Elizabeth Nader
Professora de Libras sendo aplaudida na Formatura do curso no CRPD
Cerimônia de formatura foi integralmente bilíngue, interpretada pelos próprios alunos (ampliar)

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Vitória ficou lotado, na tarde desta sexta-feira (1º), na solenidade de formatura do curso de Libras.

Além dos 105 formandos, das turmas de nível básico e intermediário, familiares e representantes de organizações sociais participaram da cerimônia integralmente bilíngue, interpretada pelos próprios alunos.

O evento contou com várias apresentações. Com dificuldades para falar desde criança, o aluno João Leno Fernandes Peres contou a história de isolamento social e preconceito que viveu até conhecer Libras e poder se comunicar e expressar sentimentos com as mãos.

Por meio de sinais, deixou clara a importância da língua de sinais para sua vida: como todas as pessoas, os surdos precisam viver, trabalhar, criar e se comunicar com o mundo, o que fazem com as mãos.

Elizabeth Nader
Masé Pimentel na Formatura do curso de libras no CRPD
Atriz Masé Pimentel fez apresentação em Libras pela primeira vez (ampliar)
Elizabeth Nader
João Leno Peres na Formatura do curso de libras no CRPD
Aluno João Leno Fernandes Peres contou a história de isolamento social e preconceito que viveu até conhecer Libras (ampliar)

Apresentação

A atriz e radialista Masé Pimentel, acostumada a falar para o grande público, sentiu-se desafiada ao se apresentar em Libras pela primeira vez. Ela fez o curso básico e já quer partir para o intermediário, para poder atuar como intérprete.

"Descobri que falar com as mãos é difícil, é muita responsabilidade, mas é muito bonito. Aprender Libras me possibilitou conhecer um mundo completamente diferente de tudo o que eu estava acostumada", disse.

Filme

A cerimônia ainda contou com dois alunos interpretando uma cena do filme Frozen e, como toda formatura, teve a vez dos discursos das oradores das turmas e todas se emocionaram em suas falas, devidamente interpretadas pelos colegas.

"Desejo que todos tenham o desejo de aprender Libras, a segunda língua no Brasil. Que todos nós sejamos instrumentos para essa inclusão", resumiu Verusca Monteiro, uma das oradoras.

Crescimento

Antes da entrega dos certificados, a professora Luce Matilde Wandermurem Nogueira, que é surda, falou do crescimento das turmas ao longo do curso. "Nas primeiras aulas, vocês estranham os sinais, questionam e sugerem mudanças. Com o tempo, vão percebendo que a língua é muito bem estruturada e que expressa da forma como o surdo entende", contou.

E concluiu: "Precisamos de mais pessoas conhecendo Libras, atendendo os surdos nos consultórios médicos, nos shoppings, nas igrejas, nos táxis e no aeroporto".

Elizabeth Nader
Veruska Monteiro na Formatura do curso de libras no CRPD
"Que todos nós sejamos instrumentos para essa inclusão", resumiu Verusca Monteiro, uma das oradoras de turma (ampliar)
Elizabeth Nader
Formatura do curso de libras no CRPD
Ao todo, 105 alunos, dos cursos de nível básico e intermediário, formaram-se em Libras no CRPD (ampliar)

Voltar ao topo da página