Notícias
PMV recebe projeto urbanístico do Morro do Bode
Publicada em 19/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 19/03/2025, às 18h55
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A manhã desta quarta-feira (19) foi marcada por mais uma importante novidade para a cidade. A Prefeitura de Vitória recebeu o projeto urbanístico para revitalização do Morro do Bode, uma doação do Grupo Buaiz. Com mais lazer, segurança e mobilidade, o projeto fica localizado com uma vista contemplativa para importantes cartões postais do nosso estado, como o Convento da Penha.
a proposta visa o planejamento paisagístico e urbanístico da área que abrange a faixa voltada para o mar desde a entrada da Ilha do Boi até a Av. Marília de Rezende Scarton Coutinho, na Enseada do Suá.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que essa é mais uma ação conjunta, entre poder público e iniciativa privada, que traz inúmeros benefícios para os moradores de Vitória. "Hoje a cidade tem a maturidade para entender que os investimentos precisam chegar em todas as regiões. A geração de oportunidades aqui na faixa litorânea é, também, para quem precisa trabalhar e empreender e para as crianças terem acesso a ambientes de aprendizado e lazer. Aqui no Morro do Bode nós vamos ter espaço para apresentar a cidade para o turismo, com arquitetura urbana que vai potencializar a área, com mais segurança, iluminação, lazer, acesso e infraestrutura de qualidade",disse.
A intervenção abrange aproximadamente 25 mil m², com percurso de 700 metros lineares, destinado ao tráfego de pedestres e ciclistas, garantindo maior mobilidade e acessibilidade, além de promover um ambiente mais acolhedor e funcional para os cidadãos.
Américo Buaiz, diretor do grupo Buaiz, diz que os benefícios são inúmeros para todos os moradores da região. "Estamos tornando o espaço mais acessível e urbanizado, para melhorar a utilização do ambiente, é uma agregação enorme de valor. Se cria uma sinergia, todos os frequentadores do local poderão ter inúmeras opções de lazer na região, junto com todos os outros equipamentos que temos ao redor desse local", afirma Américo Buaiz.
Além da mobilidade ativa, o projeto contempla diversos equipamentos urbanos:
- Praça Mirante: área destinada à contemplação da vista, oferecendo aos usuários um ponto de observação e lazer.
- Rampa de Acesso para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida: garantir a acessibilidade e o direito de ir e vir a todos os cidadãos.
- Skate Park: espaço projetado especificamente para a prática de skate, com infraestrutura adequada para a segurança e conforto dos usuários.
- Pet Park: área dedicada ao convívio e recreação de animais, especialmente cães, com elementos específicos que promovem a interação segura entre os animais e seus donos.
- Playground: espaço destinado ao lazer e à diversão das crianças, com brinquedos e equipamentos de qualidade.
- Ciclovia e Paraciclos: um percurso exclusivo para ciclistas, proporcionando maior segurança e facilitando a mobilidade urbana, além da instalação de paraciclos para o estacionamento das bicicletas.
- Reforma do Calçadão e Ciclovia da Rua Marília Scarton Coutinho: revitalização do calçadão existente, com melhorias no pavimento e em outros elementos de infraestrutura, visando maior conforto e acessibilidade para os pedestres e ciclistas.