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PMV quadruplica o número de atendimentos e despenca valor de conta de água e luz
Publicada em 13/07/2020, às 16h07
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Tarcísio Costa
O número de atendimentos em home office realizados para os contribuintes de Vitória pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) quadruplicou desde o início da pandemia do coronavírus. Em junho, foram 9.706, enquanto em março, 2.137. Os serviços prestados pela equipe da Subsecretaria de Receita por telefone, WhatsApp, e-mail, processos eletrônicos e outros canais comprovam a eficiência do trabalho remoto.
Para se ter uma ideia, no período de 1º de novembro de 2019 até 29 de fevereiro de 2020, foram 16.827 atendimentos, enquanto nos últimos quatro meses, foram 24.523. Além disso, o trabalho on-line da Prefeitura de Vitória também contribuiu para a redução de gastos.
Enquanto em janeiro deste ano, a PMV gastou R$ 1.284.004 na conta de luz, em maio, essa despesa despencou para R$ 645.178. Já a conta de água caiu de R$ 555.153 no início do ano para R$ 310.333.
Eficiência
"Estamos mantendo todos os atendimentos de forma on-line. Além disso, diversos atendimentos podem ser feitos diretamente no portal da PMV, como parcelamentos, certidão negativa, consulta de débitos, entre outros, tudo isso sem precisar fazer contato com o servidor", disse Edinaldo Rossi, subsecretário de Receita.
Qualidade
"A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, que desafiou a Prefeitura de Vitória na busca de uma nova forma de se comunicar com o contribuinte. Os servidores da Fazenda assimilaram isso e demonstraram uma capacidade grande de adaptação num curto espaço de tempo. Eles foram desenvolvendo entre si metodologias e procedimentos de trabalho de forma que conseguem manter a garantia e a qualidade do atendimento ao público, mesmo que de forma remota", disse o secretário de municipal de Fazenda, Henrique Valentim.