Notícias

PIBIC Jr 2023: Robótica, impressão 3D e cultura maker na Escola de Inovação

Publicada em 20/09/2023, às 14h55

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Escola de Inovação
Foto Divulgação
Escola de Inovação

Inovação, tecnologia, cultura maker. O projeto "A Escola de Inovação de Vitória-ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (Re)inventando a Educação", contemplado pelo Pibic Jr 2023 através da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), está transformando o contraturno escolar de dez estudantes em uma aventura de aprendizado repleta de criatividade e tecnologia.

Desde 2022, quando teve início com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no contexto de um edital de iniciação tecnológica promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo, o projeto tem se destacado por sua abordagem inovadora.

O ponto alto do primeiro ano foi o emocionante 1º Torneio de Robótica da Escola de Inovação. Em 2023, o projeto evoluiu ainda mais ao incorporar a fabricação digital, a modelagem e a impressão 3D em suas atividades. A questão central que guia as ações dos estudantes este ano é: "Quais os impactos/benefícios sociais, ambientais e econômicos da geração de energia por meio de uma matriz eólica?"

O professor Daniel, que atua na Escola de Inovação e coordena o projeto, compartilhou sua empolgação com a jornada dos estudantes: "Estamos investigando processos e técnicas de modelagem e impressão 3D para prototipar uma turbina eólica eficiente. Queremos que os estudantes compreendam não apenas como a energia é gerada, mas também como podem ser agentes de mudança na busca por soluções sustentáveis", destacou.

Os objetivos específicos incluem a construção de um protótipo de turbina eólica capaz de gerar energia para acender um LED, o que envolve a modelagem de protótipos em 3D, a impressão 3D e testes de eficiência na geração de energia. Além disso, os estudantes estão mergulhados em oficinas de robótica com Arduino e pesquisas conceituais sobre energia, eletricidade e eletrônica.

O futuro nas mãos dos estudantes

O projeto envolve 10 estudantes da rede de ensino, sendo 9 da EMEF São Vicente de Paulo e 1 da EMEF Maria Madalena de Oliveira Domingues. Para eles, a experiência tem sido transformadora. Julia de Oliveira, do 9º ano, compartilhou: "Estou gostando muito de participar do projeto, que me trouxe um outro olhar para a tecnologia, e ajuda bastante a pensar de forma crítica e assertiva. Além disso, melhorou a coordenação motora, ampliou minha visão de mundo e tem me ajudado a melhorar o rendimento na escola", disse.

Por sua vez, o estudante Yago Ferreira, da mesma turma, ressalta que quer seguir carreira profissional na área tecnológica, graças ao projeto. "Por meio do projeto, descobri novas possibilidades de carreira profissional. Além disso, nos ensina muito bem a importância do trabalho em equipe. Também estamos aprendendo habilidades e competências relacionadas a tecnologia que certamente fará a diferença no nosso futuro", contou.

O estudante Yan Ferreira, também do 9º ano, destaca que o aprendizado tem feito a diferença em sua vida. "É uma honra poder fazer parte desse projeto, uma oportunidade única de participar de uma iniciativa inovadora. Sobre a aprendizagem, destaco o trabalho em equipe e a cooperação, a resolução de conflitos em prol de um bem comum, além de saber analisar e resolver problemas", destacou o aluno.

Projetos como esse têm o poder de conectar o conhecimento científico e tecnológico à vida dos estudantes, mostrando como essas áreas podem ajudar a resolver problemas sociais, ambientais e econômicos. A equipe envolvida no projeto destaca a relevância pedagógica da proposta, o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, o estímulo à curiosidade e ao espírito investigativo, a participação ativa em temas de relevância social e o impacto positivo na comunidade escolar.

A Escola de Inovação de Vitória-ES está abrindo portas para um futuro onde a educação é sinônimo de criatividade, inovação e empoderamento, e esses jovens estudantes estão prontos para liderar essa história.

Foto Divulgação
Escola de Inovação
Foto Divulgação
Escola de Inovação

Voltar ao topo da página