Notícias

Pessoas em situação de rua brilham e despertam seus talentos no Pop Star

Publicada em 20/12/2019, às 16h49

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades

Guiomedce Paixao
Pop Star
Pessoas em situação de rua se reuniram para mostrar seus talentos no Pop Star
Guiomedce Paixao
Pop Star
"Hoje é um momento de sermos mais felizes e viver essa nostalgia", disse Juvenildo

As pessoas que frequentam diariamente o Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro-Pop) levaram muita alegria e emoção para o evento "Pop Star", nesta sexta-feira (20).

Foi uma oportunidade de os usuários do serviço mostrarem seus talentos. Também houve apresentações do Coral Serenata, formado por crianças e adolescentes de periferias de Vitória, do Grupo da Mocidade, com seis usuárias do Centro-Pop, e da convidada especial Catia Paganote, que é ex-paquita, cantando músicas da Xuxa.

"O Pop Star está realizando um sonho meu, que é cantar. Amo cantar louvor. Uma das músicas que apresentamos hoje foi 'Ressuscita-me', de Aline Barros", disse Paula Soares, de 35 anos, integrante do Grupo da Mocidade.

"Mesmo morando nas ruas há 28 anos, o Centro-Pop tem sido meu lar. Estou tentando ficar longe e vencer as drogas", disse Junia Fabiola de Freitas Alves, de 39 anos.

"Mesmo estando como pessoas em situação de rua, a gente se diverte. E hoje aqui é um momento de sermos mais felizes e viver essa nostalgia. A gente brincava e interagia na infância, eram roda-roda, pique-pega ou ciranda. Hoje as crianças estão mais dentro de suas casas, por conta dos computadores", disse o usuário Juvenildo Ribeiro, de 39 anos.

Satisfação

"Foram muito boas as apresentações. Temos vários talentos que estão adormecidos e precisamos despertar neles os seus potenciais. Acredito que isso aqui é uma força a mais que eles terão ano que vem. Vamos continuar batalhando para eles", disse o auxiliar de serviços gerais do Centro-Pop Romildo Cadeco.

Cidadãos

"A proposta do Coral Serenata é buscar gêneros musicais cujas letras colaborem para que os indivíduos fiquem melhores e entendam os seus direitos enquanto cidadãos. Estar no Pop Star hoje foi uma meta do ano. Estar no Centro-Pop nos remete a esta reflexão: valorizar o que eu tenho e o que posso fazer para melhorar a vida do outro. Nosso presente de Natal foi aqui", disse Luciene Pratti Chagas, que é coordenadora do Coral Serenata.

Resgate

"O Pop Star resgata talentos e faz os usuários do serviço se envolverem com as propostas. Encontramos participantes que dançam, tocam e que cantam. Esse momento nos desperta para momentos reflexivos para retomar processos perdidos e sentimentos que estavam guardados. Isto ressignifica o serviço: as relações do trabalhador e do oficineiro que propõem ou criam os figurinos e o educador social que acompanha e ensaia. A ação ainda promove a troca entre os trabalhadores e as pessoas em situação de rua", reconhece o coordenador do Centro-Pop, Mauro Motta.

Superação

"O Pop Star hoje significou a alegria na superação das pessoas em situação de rua. Um evento dessa magnitude só nos diz e nos mostra que é possível e que dá certo o trabalho com os usuários. Se nos focarmos nos resultados, temos grandes chance de tirar essas pessoas das ruas e darmos novas oportunidades na vida de cada uma delas", disse a subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo Gomes Pereira.

"Os nossos usuários do Centro-Pop são os verdadeiros 'pop star'. Eles significam a superação em relação a todas as dificuldades e adversidades que eles passaram este ano e nos demais anos, mas venceram. Mostra também o sentimento de vitória por ofertarmos o melhor serviço possível", ponderou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Guiomedce Paixao
Retrospectiva 2019
Pessoas em situação de rua aproveitaram a ocasião para celebrar o Natal
Guiomedce Paixao
Pop Star
Ex-paquita Catia Paganote prestigiou o evento ao lado da equipe da Secretaria de Assistência Social

Voltar ao topo da página