Notícias

Passos de Anchieta: caminhada tem início nesta quinta (8) com apoio da PMV

Publicada em 07/06/2023, às 12h25

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Passos de Anchieta

Peregrinos de todo o Espirito Santo e de várias partes do Brasil iniciam, nesta quinta-feira (8), mais uma jornada de fé e devoção, na 24ª edição da Caminhada Passos de Anchieta, que vai até domingo (11).

O evento é organizado pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abapa) e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

Na concentração, que será na Catedral Metropolitana, os peregrinos terão a animação de um mini trio elétrico, proporcionando um clima festivo e motivador para o início da caminhada.

Além disso, a PMV vai disponibilizar quatro tendas e banheiros químicos para maior comodidade dos participantes.

Orientação 

O Projeto Visitar, promovido pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), disponibilizará um monitor, que estará na Catedral para receber e orientar os visitantes. Ele fornecerá informações detalhadas sobre a história da Catedral Metropolitana, além de compartilhar curiosidades relacionadas a esse importante patrimônio histórico e religioso.

Trajeto

No primeiro trecho da caminhada, os peregrinos seguirão até a altura do INSS e da Rede Gazeta, onde embarcarão em ônibus articulados até a Prainha de Vila Velha, atravessando a Terceira Ponte.

Os participantes terão a oportunidade de seguir os passos do padre São José de Anchieta, conhecendo as belezas naturais da região e o Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde uma missa de acolhida será realizada. O percurso da caminhada tem 100 quilômetros e conecta a capital Vitória ao Santuário Nacional em Anchieta.

Trechos

O evento ocorre em quatro dias, com trechos específicos percorridos em cada um deles. No primeiro dia, os peregrinos caminharão aproximadamente 25 km, partindo de Vitória e chegando à Barra do Jucu, em Vila Velha.

Nos dias seguintes, o percurso se estende por diferentes trechos, incluindo Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari; e de Setiba a Meaípe, ainda em Guarapari. No último dia, os peregrinos percorrerão os últimos 23 km, chegando ao Santuário Nacional de Anchieta.

Chegada

O ponto alto da caminhada é a visão da escadaria que leva ao santuário de Anchieta, uma construção histórica datada de 1.597, erguida pelo beato com a ajuda dos índios tupis. Esse momento marca não apenas a chegada ao destino, mas também representa uma história de solidariedade, superação e companheirismo compartilhada pelos participantes.

A Caminhada Passos de Anchieta é o quarto percurso desse tipo existente no mundo, juntando-se aos renomados caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; à trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e à caminhada de Roma, na Itália.


Voltar ao topo da página