Notícias

Passeio desperta emoções e estreita vínculos familiares e de amizade

Publicada em 20/09/2023, às 18h05 | Atualizada em 20/09/2023, às 18h09

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Patrick de Almeida Aragão e o filho durante passeio ao Kleber Andrade
Patrick de Almeida Aragão e o filho durante passeio ao Kleber Andrade. (ampliar)
Foto Divulgação
Marcus Vinícius durante passeio ao Kleber Andrade
Marcus Vinícius se encantou com passeio ao Kleber Andrade. (ampliar)

Há quem diga que viajar é preciso, enquanto outros acreditam que ninguém volta o mesmo de uma viagem. As crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, acompanhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Maruípe e Centro, demonstraram que as duas máximas são verdadeiras.

A constatação foi feita após a viagem do grupo para conhecer o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. É que, para eles, sair do território onde moram até o município vizinho é considerado uma viagem. Quase a totalidade do grupo, praticamente, saiu poucas vezes do bairro onde residem e, entrar num estádio de futebol, chegar perto de um gramado ou mesmo sentar numa arquibancada era apenas um sonho distante.

Patrick de Almeida Aragão, pai de "PH" acompanhado pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto do Creas Maruípe, era a prova de que a volta para casa teria um significado diferente após a visita ao estádio.

"Fazer um passeio junto com meu filho faz a gente nos unir cada vez mais", disse ele. Patrick revelou que não era comum estar junto com o filho, mas desde que ele (o filho) começou a participar das atividades no Creas a relação entre os dois tem se tornado mais próxima e melhor.

"A minha relação com meu filho está melhorando e vai melhorar mais. Eu tô juntinho dele. Estou resgatando a relação pai e filho. Estamos nós dois aqui juntinhos. Isso é muito importante", afirmou Patrick.

Memórias

Também era visível que a viagem estava despertando muitos sentimentos e construindo memórias para o menino Marcus Vinícius, de 7 anos. Visivelmente emocionado e radiante com a realização do sonho, ele não conseguia completar uma frase tamanho o desejo de visitar cada cantinho do Kleber Andrade.

"Nunca tinha vindo, tia. Acordei cedo. É muito legal. Uma criança vir .... Eu só via pela televisão os jogos. Quando crescer quero ser jogador do Flamengo", disse o menino, enquanto descia a escada rolante em direção ao campo. Já Welder Miranda Moraes, atendido pela equipe do Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar ao Idoso e Pessoas com deficiência (Sead) do Creas Maruípe e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), era só sorriso. "Eu estou muito emocionado. Estou muito feliz", falou ele.

Juliana Pereira da Rocha Cruz, também atendida pela equipe do Sead do Creas Maruípe, falou que estava impressionada com a grandeza do Kleber Andrade, que para ela é o estádio do Flamengo.

"Vou chegar falando para todo mundo que fui no estádio do Flamengo (ela tem gravado na mente o último jogo do time disputado no local). Nunca acreditei que poderia vir aqui. Mas estou aqui. Meu passeio é sempre dentro do meu bairro (Bonfim)", comentou ela, que pediu para ser fotografada na arquibancada.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) Vitória no atendimento às famílias. "Possibilitar vivências e experiências diversas faz parte das atividades desenvolvidas nos espaços da Assistência Social e, os relatos deste grupo apontam que os resultados têm sido alcançados", comentou a secretária.

Cintya ressalto: "não se trata de um passeio, mas de um trabalho intencional para fortalecer vínculos entre famílias e com os trabalhadores do Suas Vitória". 

Foto Divulgação
Juliana Pereira da Rocha Cruz durante passeio ao Kleber Andrade
Juliana Pereira da Rocha Cruz fez questão de ser fotografada na arquibancada. (ampliar)
Foto Divulgação
Grupo de crianças e técnicos durante passeio ao Kleber Andrade
Grupo de crianças e técnicos durante passeio ao Kleber Andrade (ampliar)

Voltar ao topo da página