Notícias

Papagaio pede socorro em árvore de Jardim da Penha e moradores acionam Semmam

Publicada em 21/07/2021, às 17h00 | Atualizada em 23/07/2021, às 15h09

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Resgate de papagaio
Papagaio acabou voando quando as equipes tentaram resgatar a ave no alto da árvore (ampliar)

Um papagaio adulto vivendo sobre as copas de árvores em Jardim da Penha mobilizou vários moradores do bairro. O animal repetia a palavra "socorro", o que comoveu os vizinhos humanos.

Eles acionaram o Serviço de Resgate de Animais Silvestres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Na manhã desta quarta-feira (21), a equipe da Semmam montou uma operação de resgate em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares.

As equipes foram ao local, e um bombeiro foi içado pelo caminhão com cesto aéreo da Prefeitura de Vitória, chegando bem perto do animal, que, no entanto, fugiu.

"Cancelamos a operação de resgate para não estressar o bicho", explica o biólogo Saulo Ramos. Segundo Saulo, a operação só foi realizada em resposta aos muitos chamados recebidos pelos moradores. "Nem todo animal silvestre precisa ser recolhido. Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados", diz.

No caso desta quarta-feira, foi constatado que o papagaio apresenta boas condições de saúde e não apresenta risco para ninguém. "É um animal que convive bem com os humanos. Provavelmente, ele vai voltar para o antigo dono ou vai adotar uma nova casa, onde encontrar comida", diz o biólogo.

Saulo e os bombeiros constataram que o papagaio não apresentava anilha - um anel preso à garra que caracteriza o animal silvestre comprado legalmente em instituição credenciada pelo Ibama.

Eles lembram que, no Brasil, o tráfico e o comércio de animais silvestres sem autorização são ilegais e amparados pela lei nº 9.605 (de Crimes Ambientais). A pena é detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.

O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipran, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra.

O atendimento é feito pelo telefone (27) 99724-2788 ou pelo 156.


Voltar ao topo da página