Notícias
Pais e filhos brincam juntos em oficina nos Cras
Publicada em 09/10/2009, às 14h09 | Atualizada em 09/10/2009, às 14h10
Por Ludmila Pecine, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques
Com a colaboração de Vivian Batista

Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre pais e filhos, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória, realizam neste mês de outubro a oficina Pais e Filhos. Utilizando a técnica de fabricação de brinquedos, a oficina proporciona momentos de interação, lazer e diversão para a família.
Segundo a técnica do Programa de Atenção à Criança (PAC) Sabrina Kelly Barbosa, a oficina também é realizada em comemoração ao Dia das Crianças. “Escolhemos iniciar a oficina neste mês para que os pais possam presentear os filhos com os brinquedos que eles mesmos fabricaram. Essa também é uma forma de proporcionar um momento para que pais e filhos brinquem juntos”, afirmou Sabrina.
Os brinquedos são fabricados com material reciclável e pais e filhos também aprendem juntos a preservar o meio ambiente. Pai de três filhos, Cosme Pacheco dos Santos, 32 anos, participou da oficina e aprovou a ideia.
“É muito importante a gente ter tempo para estar com nossos filhos e voltar a ser criança. Essa oficina proporciona isso e também incentiva nossos filhos a serem pessoas melhores. Se não damos atenção para nossos filhos, eles podem se envolver com o crime ou algo do tipo”, afirmou Pacheco.
Fiorelia Sandra Oliveira, 10, aprendeu fazer o brinquedo "vai e vem” e disse que quer participar sempre da oficina. “Aprendi a fazer vários brinquedos legais. Gostei muito de montar o “vai e vem” com minha prima e minha tia. Quero que tenha outras oficinas como essa”, contou Fiorela.
A oficina Pais e Filhos é oferecida em 11 Cras do município de Vitória. Outras informações pelo telefone 3382-6150.
Proteção à família
Localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública integrante da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
As ações desenvolvidas têm como objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários; promover o acesso à renda; contribuir para a autonomia e emancipação social das famílias; atuar de forma preventiva, evitando que as famílias atendidas tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco social