Notícias

Paciente reencontra equipe de saúde que o salvou após paradas cardíacas

Publicada em 23/06/2022, às 15h55 | Atualizada em 23/06/2022, às 16h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Encontro entre paciente e profissionais da Unidade de Saúde de Andorinhas

Depois de 40 dias, um reencontro emocionante entre paciente e a equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas. Roque Wudson Piona Frassi, 53 anos, reencontrou os profissionais que ajudaram a salvar sua vida no último dia 13 de maio. Entre muitos sorrisos e lágrimas de gratidão e felicidade, todos da unidade de saúde fizeram questão de cumprimentar e felicitar o paciente, que continua se recuperando depois de sofrer algumas paradas cardíacas, na unidade de saúde, enquanto buscava aferir sua pressão arterial.

Na manhã daquela sexta-feira 13, a família, de São Mateus, estava na capital para a entrega de documentos da filha, que acabara de ser convocada para um concurso público, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Após a entrega dos documentos, Roque começou a passar mal e procurou aferir sua pressão arterial. Como eles não moram na Grande Vitória, a família buscou uma unidade de saúde com ajuda de um aplicativo que indicou a Unidade de Andorinhas.

Chegando à UBS, a equipe rapidamente percebeu que Roque estava muito mal e iniciou seu atendimento, porém, poucos minutos depois, ele desmaiou e teve a primeira parada cardíaca. Nesse momento, todos os profissionais se uniram e iniciaram o processo de reanimação do paciente, enquanto chamavam o Samu, que chegou muito rápido. As equipes levaram 39 minutos para estabilizá-lo e então seguir para um hospital.

Um dos médicos que atendeu Roque na unidade, Jorge Moreira de Lacerda, conta que ele estava muito mal e que foi o trabalho em equipe que salvou o paciente. "Nós trabalhamos muito e com certeza, foi o esforço de cada um que engrandeceu tudo e trouxe esse resultado. Se não fossem todos juntos, não teríamos conseguido", declara.

"Eu não lembro de nada. Minha esposa que me contou o que aconteceu. Depois de tudo, essa unidade se tornou o lugar do meu novo nascimento. Esses profissionais estão de parabéns. Sorte minha ter vindo pra cá", declara Roque

A diretora da unidade, Luciana Malini, fez questão de acompanhar a família durante todo esse período. "Com certeza, essa história faz parte da vida de todos nós", afirma.

Casada há 28 anos com Roque, Andrea Lopes Fraz, 47 anos, elogiou muito a equipe da unidade de saúde. "Pra mim, ele não tinha nada demais, era só um mal estar. Mas a equipe foi excepcional! Rápidos! Fizeram massagem cardíaca no Roque por muito tempo. Além da preocupação comigo e com minha filha. Sempre havia uma pessoa segurando minha mão, outra que me trouxe chá, palavras e orações de conforto. Esses profissionais são muito humanos, verdadeiros anjos que Deus colocou em nossas vidas", declara.

Ao final, a família convidou todos da unidade para o casamento da filha em São Mateus, como forma de agradecimento e manutenção da relação que criaram.


Voltar ao topo da página