Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Outubro Rosa: unidades de saúde usam práticas integrativas para alertar mulheres

Publicada em

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Semus
Cantinho Verde da US de Consolação aborda benefícios de plantas e chás para a saúde (ampliar)
Divulgação Semus
Semus
US Vitória levou o grupo RespirAÇÃO para o Parque Moscoso para atividade de relaxamento (ampliar)

Durante a campanha Outubro Rosa, diversas Unidades de Saúde (US) estão “plantando amor” por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). 

A US do Forte São João ofereceu aos pacientes e servidoras uma oficina de beleza com babosa, chamada “Aloe Vera”. Na ocasião, foram distribuídas mudas de plantas e receitas.

A US Vitória levou o grupo RespirAÇÃO para o Parque Moscoso, onde foi trabalhado o tema "Outubro Rosa", cujo foco é a prevenção do câncer de mama, através de dinâmica de relaxamento.

Na US de Consolação, teve a implantação do "Cantinho Verde" para a comunidade, na qual foram abordados os benefícios do alecrim, mudas, chás, águas saborizadas, sprays e outros.

Para a médica homeopata e referência técnica na área na Semus, Henriqueta Tereza do Sacramento, as Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) têm como essência a redução de várias doenças.

"Enxaquecas, hipertensão arterial, ansiedade, dores musculares e dores articulares são algumas delas. As PIC´s também cuidam da depressão, pois promovem o convívio das pessoas. Elas se sentem mais integradas ao contato com o ambiente e a natureza. Ajudam também na autoestima de todos, pois ficam mais motivados", disse.

A inclusão de PIC´s nas ações de estratégias de Atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).