Notícias

Ônibus: passageiros da capital circularão pela Grande Vitória pagando uma tarifa

Publicada em 06/05/2021, às 16h31 | Atualizada em 10/05/2021, às 11h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


  • Cidades e comunidades sustentáveis

André Sobral
Ponto de Ônibus
Linhas dos ônibus "verdinhos" passarão a ser chamadas de linhas alimentadoras

Já pensou em sair de qualquer bairro de Vitória e ir até um dos terminais do Transcol pagando apenas uma passagem de ônibus? Isso será possível a partir da integração do sistema de Vitória com os coletivos do transporte metropolitano, a partir desta segunda-feira (10).

Mas você pode ficar tranquilo, pois as cores dos ônibus municipais, os itinerários e os cartões usados pelos passageiros de Vitória serão os mesmos. As linhas do transporte municipal passarão a ser chamadas de linhas alimentadoras. 

O usuário que sai de qualquer bairro da capital terá 30 minutos para embarcar gratuitamente em uma linha do Transcol. Já o passageiro do Transcol terá uma hora para mudar para um ônibus que circula na capital sem pagar nova tarifa.

O passageiro de Vitória que tem como destino um dos terminais da Grande Vitória terá 1h30 para embarque gratuito. Em quaisquer dos casos, o tempo começará a contar do momento em que é feito o primeiro embarque. Se o tempo extrapolar, haverá cobrança automática de mais uma passagem.

Sistema

São 132 ônibus do sistema municipal de Vitória e 51 linhas operando atualmente na capital (92 ônibus convencionais e 40 micro-ônibus).

O procedimento de integração com o Transcol é semelhante ao que ocorre nos terminais. Ali, os passageiros têm a possibilidade de migrar de uma linha alimentadora para uma troncal e vice-versa.

Como Vitória não possui terminais, essa migração poderá ser feita nos próprios pontos de ônibus, desde que respeitado o tempo e usando o mesmo cartão de hoje.

Diariamente, em média, 35 mil passageiros utilizam os ônibus de Vitória. 

Vantagens

"O número de linhas, as cores dos ônibus e os itinerários permanecem os mesmos. O passageiro que já utiliza o transporte em Vitória continuará a pagar R$ 4 pela passagem e terá a opção de se deslocar para outros municípios sem nenhum prejuízo", destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura urbana de Vitória, Alex Mariano.

O secretário disse, ainda, que a manutenção da oferta de toda a frota atual e a manutenção das linhas já em operação serão vantajosas para os moradores de Vitória, além de servir à mobilidade da capital.

Comunicação

"Na Setran, nós faremos o monitoramento e vamos acompanhar diariamente essa mudança. Seremos um canal de comunicação para que os usuários possam fazer sugestões, críticas e observações pelo Fala Vitória 156 ou https://www.vitoria.es.gov.br/156online.php. Antes da consolidação total da integração, foram várias etapas cumpridas para que não haja perda alguma para os usuários", finalizou Alex Mariano.


Voltar ao topo da página