Notícias

Oficina de música brasileira com mestre baiano no Museu Capixaba do Negro

Publicada em 25/09/2019, às 09h04

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Divulgação Semc
Letieres vai apresentar uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana

Trazendo uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana, o mestre baiano Letieres Leite realiza uma oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB) no dia 30 de setembro (segunda-feira), às 15 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).

Crítico do nosso modelo de educação musical, baseado na tradição europeia, o maestro acredita que a escrita tradicional da música não traduz as nuances dos microrritmos encontrados na música de matriz africana, uma das bases da música popular brasileira.

No curso, o público terá acesso a uma nova forma de pensar essas construções e análises históricas e musicais do universo rítmico brasileiro.

O evento é aberto ao público em geral, em especial pesquisadores e simpatizantes da música e cultura afros. São 60 vagas disponíveis, por meio de inscrições feitas pela internet. A classificação indicativa é livre.

Clique aqui para fazer inscrição na oficina

Curso

A estrutura e a dinâmica do curso são divididas em três momentos específicos: contextualização histórica e reflexão teórica; audição comentada de vídeos e áudios com vivência oral no aprendizado das claves e entornos; prática musical coletiva com transmissão de claves e desenhos rítmicos desse universo musical.

Sobre Letieres Leite

É saxofonista, compositor, maestro e arranjador. Lidera a Orkestra Rumpilezz, de Salvador, que possui uma estética calcada nos ritmos afrobrasileiros e incursões no jazz.

No 28º Prêmio da Música Brasileira (2017), somente o maestro Letieres Leite e a Rumpilezz foram premiados nas categorias de melhor álbum instrumental, melhor grupo instrumental e melhor arranjador, com o disco "A Saga da Travessia".

Letieres é um músico representativo na consolidação e renovação do material musical brasileiro. Sua contribuição tem sido fundamental para a continuidade e abertura de uma cultura afrobrasileira rica e desconhecida de uma grande parcela brasileira.

Serviço
Oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB)
Quando: 30 de setembro - 15 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro - Av. República, 121 - Centro, Vitória
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Inscrições: clique aqui

Voltar ao topo da página