Notícias

Oficina de fotografia do Circuito Cultural leva bem-estar para pacientes de US

Publicada em 02/12/2019, às 09h04

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Grupo Raio Estelar
Fotografias estão expostas na Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras
Pacientes do grupo de saúde mental da US da Ilha das Caieiras tiveram oportunidade de fazer fotos na Ilha das Caieiras

Descobrir um mundo a partir da arte. Essa foi a missão do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural de Vitória numa oficina dada ao Grupo Raio Estelar, formado por pacientes do grupo de saúde mental acompanhados pela Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras.

O resultado desse projeto pode ser conferido em uma mostra de fotografias na própria US, até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O objetivo do Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), foi de ensinar o uso das câmeras para que essas pessoas possam registrar o mundo como elas veem. A cada clique, um novo mundo era descoberto a partir de ângulos, cores, formas, visualizando e imortalizando pessoas e paisagens.

"Foi uma vivência que fortaleceu o grupo e possibilitou a circulação em outro espaço do território. Escutar relatos em que cada um deles descreve como se sentiram importantes, vistos e admirados mostra como é necessário o trabalho em rede para o atendimento das demandas e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade", afirmou a psicólogia Lylian Mercier Cordeiro, da US.

A parceria entre o Circuito Cultural e a US também teve como objetivo proporcionar a essas pessoas descobertas de novas possibilidades de território, produção de lembranças e documentação de suas próprias histórias. Foram realizados dois ensaios: o primeiro na área interna da unidade e, o segundo, na área externa.

“A parceria proporciona aos alunos de fotografia a oportunidade de colocarem em prática conceitos aprendidos em sala de aula, como iluminação, ângulo, enquadramento e composição fotográfica, além de praticarem o olhar sensível e necessário para quem deseja estar por trás das câmeras", disse a instrutora de fotografia, Ariane Piñeiro.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, a parceria das secretarias municipais de Cultura (Semc) e Saúde (Semus) é uma forma de elevar a autoestima das pessoas e permitir descobertas de novas formas de expressão.

"Essa parceria fortalece muito o que o Circuito Cultural acredita, que é ampliar as redes e as possibilidades do morador da comunidade”, explicou a coordenadora.

 

Serviço

Exposição Fotográfica do Grupo Raio Estelar

Quando: até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas

Onde: Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras – Rua Felicidade Correia dos Santos, 40 – São Pedro

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita.


Voltar ao topo da página