Notícias

Obras da nova Emef Ronaldo Soares, em Resistência, estão 80% concluídas

Publicada em 30/01/2025, às 16h30

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Visita à obra da Emef Ronaldo Soares
Visita Técnica às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)
Leonardo Silveira
Visita à obra da Emef Ronaldo Soares
Visita Técnica às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)

O sonho de uma nova escola para a comunidade do bairro Resistência está prestes a ser realizado. As obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares estão com dos trabalhos 80% concluídos. Com as atividades escolares previstas para o início do segundo semestre, os trabalhos de construção e acabamento estão na reta final. A unidade ofertará o ensino em tempo integral, com capacidade para atender 340 alunos.

O prefeito Lorenzo Pazolini e a vice-prefeita Cris Samorini visitaram a obra na manhã desta quinta-feira (30). Também participaram da visita o secretário de obras, Gustavo Perin, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a diretora da escola, Wilma Sacht, os vereadores Mara Maroca e Aylton Dadalto, além de lideranças comunitárias. Como acontece em todas as visitas técnicas, o convite para acompanhar o andamento das obras foi estendido aos moradores e o acesso ao canteiro de obras é livre para quem chega no horário da visita.

No local, os trabalhadores atuam a todo vapor em todos os espaços da escola. As salas de aula já estão na fase final de construção e acabamento, assim como banheiros, cozinha, refeitório, salas onde funcionarão os laboratórios experimentais, além do auditório, da área externa e das duas quadras em construção na escola.

"Essa obra representa, de fato, uma mudança real na vida da comunidade. Imaginem as crianças agora em uma unidade pedagógica de tempo integral, com aulas de qualidade, alimentação segura e nutricional, e a segurança que elas merecem. Esse tipo de investimento é o que transforma uma cidade. Ele forma cidadãos conscientes, pessoas que, de fato, vão contribuir para que nossa cidade continue sendo a melhor do Brasil, mas de forma inclusiva, alcançando todas as regiões e não apenas uma parte, como acontecia no passado", destacou o prefeito.

Já a vice-prefeita Cris Samorini falou sobre a importância da entrega para a comunidade. "Não temos dúvidas de que este equipamento será fundamental para transformar o futuro da nova geração, oferecendo melhores oportunidades e acesso à informação, que acreditamos ser a chave para a melhoria da qualidade de vida", afirmou.

Construção sustentável

Além das instalações que vão promover o conforto e bem-estar dos estudantes e servidores, que terão salas 100% climatizadas, a nova Emef Ronaldo Soares foi pensada para um desenvolvimento sustentável. No local, haverá um sistema de reúso de água e geração de energia fotovoltaica, que contribuem com o meio ambiente e geram economia de recursos para os cofres públicos

"É uma grande satisfação estarmos aqui, justamente na reta final da obra. Quando começamos a ver a pintura externa e a contar os detalhes, é um ótimo sinal, significa que estamos perto da conclusão. O que estamos observando agora é a desmobilização dos espaços, preparando-os para a entrega ao setor pedagógico e para a humanização da escola, para que ela comece a funcionar", contou o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Realização para a comunidade

A diretora da escola, Wilma Sacht, que já trabalha há 20 anos na comunidade de Resistência, fala sobre a realização em ter uma nova escola para os moradores da região. "Meu coração está a mil. Sou funcionária pública há 20 anos e faço parte da comunidade de Resistência, um lugar pelo qual tenho muito carinho. Sempre lutamos pela construção dessa escola, e agora, finalmente, o sonho está prestes a se tornar realidade. Ter uma escola em tempo integral será de extrema importância para nossa comunidade", disse.

"A Escola Ronaldo Soares começou com a participação dos moradores e agora está neste espaço que sempre sonhamos. Além de ser um ambiente bonito, sabemos que ele vai transformar a realidade de todos", contou o presidente do Movimento Comunitário de Resistência, Gilmar Lima.

Os vereadores Mara Maroca e Aylton Dadalto também participaram da visita. "Sabemos que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação. Ela abre portas e cria oportunidades para todos", disse Mara. "Tenho um carinho muito especial pela comunidade de Resistência, pois sempre fui muito bem acolhido aqui. O que estamos vendo aqui na região é algo grandioso, que se está tornando cada vez mais comum", destacou Aylton.

Ao fim da visita, as autoridades, lideranças e moradores foram recepcionados para um delicioso café da manhã nas instalações do antigo Emef Ronaldo Soares, que contou com mais discursos de agradecimento à gestão pelo avanço das obras da nova unidade.

Estrutura

Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, em 4.500 m² de área construída para receber 340 estudantes em tempo integral. A construção visa atender a demanda de crianças na faixa etária para o ensino fundamental, no bairro Resistência, conforme o Plano Municipal de Educação.

O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipais de Ensino fundamental (Emef) e definiu pela construção dos seguintes setores:

Conjunto direção/ Administrativo - composto de direção e secretaria;

Conjunto técnico/Pedagógico - composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;

Conjunto Pedagógico - composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;

Conjunto Recreação/Assistência - composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;

Conjunto Auditório - composto de auditório e camarins.

Leonardo Silveira
Visita à obra da Emef Ronaldo Soares
Visita Técnica às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)
Leonardo Silveira
Visita Técnica às obras da Emef Ronaldo Soares
Visita Técnica às obras da Emef Ronaldo Soares. (ampliar)

Voltar ao topo da página