Notícias

O futuro da energia: crianças e estudantes participam da First Lego League

Publicada em 26/09/2023, às 16h20 | Atualizada em 26/09/2023, às 16h24

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Emef Rita de Cassia Oliveira
Emef Rita de Cassia Oliveira (ampliar)

As crianças do Grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista, e os estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, mostraram ao mundo nesta terça-feira (26), que a imaginação não tem limites. Em uma participação incrível na First Lego League Discover e na First Lego League Explorer deste ano, eles mergulharam de cabeça no desafio de reimaginar o futuro da energia, mostrando que a criatividade e o entusiasmo não têm idade.

Nesta temporada da First Lego League Discover, os pequenos gênios do Cmei TI aprenderam de forma divertida e cativante como a energia é gerada, armazenada, distribuída e utilizada. Divididos em quatro equipes inspiradoras - Castelo, Catavento, Lego e Montanha Russa -, as crianças deram vida ao conhecimento adquirido ao trabalhar com os kits Lego, transformando-o em soluções brilhantes.

O resultado de seu trabalho foi apresentado de forma espetacular, como em uma verdadeira mostra científica. A escola preparou um cenário especial, adornado com cortinas, um tapete vermelho e balões, transformando o evento em uma celebração digna da comunidade escolar e das famílias orgulhosas que se reuniram para prestigiar seus pequenos heróis.

O momento mais tocante do evento ocorreu quando o pequeno Paulo Vitor, representando seus colegas, pegou o microfone e emocionou a todos com suas palavras: "Foi muito legal, todos nós gostamos muito e aprendemos bastante sobre energia. Trabalhamos juntos para superar o desafios e aprender um com o outro. Agradeço às professoras que nos ajudaram e à diretora por nos apoiar", disse.

Orgulho das famílias

As famílias presentes também expressaram seu orgulho e apoio ao projeto. Fábio Simões, pai de Pietra, comentou: "A iniciativa é incrível. Desenvolve a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de respeitar os colegas. Além disso, traz a tecnologia como uma aliada na educação. Foi emocionante ver o entusiasmo deles ao apresentar seus projetos. A escola está de parabéns!", frisou.

Rebeca Lacerda, mãe de Anna Elisa, acrescentou: "Achei muito importante esse projeto. É incrível ver como eles aprenderam tanto sobre energia, mesmo tão jovens. Minha filha estava explicando o que aprendeu e fez, e eu mal podia acreditar em todo esse conhecimento,", afirmou.

A diretora do Cmei, Rislany Rosa Dias, enfatizou a importância do projeto, agradecendo à equipe escolar e ao apoio da Secretaria Municipal de Educação por tornar tudo isso possível. "É uma alegria imensa para nós que a unidade de ensino tenha sido contemplada no edital da Lego, estamos muito felizes em receber todos vocês aqui para socializar essa experiência incrível que as crianças viveram", disse.

Luis Oliveira
Cmei Ti Alvaro Fernandes Lima
Cmei Ti Alvaro Fernandes Lima (ampliar)

A educação do futuro em ação

Kenia Rabelo, assessora pedagógica da Coordenação de Tecnologias Educacionais da Seme, comentou: "Considerando a importância de práticas que envolvam estudantes da rede pública nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), este projeto visa estimular os estudantes a explorarem conceitos científicos e tecnológicos de forma lúdica e prazerosa", pontuou.

Eliene Guimaraes Moreira Pestana, à frente da Coordenação de Tecnologias Educacionais, expressou seu orgulho e entusiasmo pelo projeto, destacando como ele ilustra a capacidade das crianças de transformar aprendizado em criações incríveis. "Parabéns a toda equipe por oportunizar essa experiência transformadora para as crianças", disse.

Na First Lego League Discover deste ano, as crianças do Cmei TI Álvaro Fernandes Lima não apenas aprenderam sobre energia, mas também mostraram ao mundo como as mentes podem brilhar com criatividade, inovação e trabalho em equipe, desde os primeiros anos. Esta é uma lição que vai muito além da sala de aula e permanecerá com eles para toda a vida.

Emef TI Izaura Marques da Silva

Não foi apenas o Cmei TI Álvaro Fernandes Lima que brilhou nesta terça-feira. Na Emef TI Izaura Marques da Silva, a magia da First Lego League também estava no ar. Desta vez, os estudantes do 1º ano fizeram bonito na First Lego League Explorer, e socializaram essa experiência em um evento que celebrou os alicerces do aprendizado do programa: trabalho em equipe, inclusão, impacto, diversão, descoberta e inovação.

Para tornar esse dia ainda mais especial, a mostra de trabalhos aconteceu no recém-inaugurado "Laboratório Criativo", a sala maker da Emef TI. Foi uma combinação perfeita entre criatividade, inovação e aprendizado. Os pequenos gênios foram divididos em cinco equipes cheias de energia e entusiasmo: "Esquadrãotech", "Techcriativos", "Tecnocriar", "Techkids" e "Educatech", nomes dados por eles mesmos. Sob a orientação das professoras Andressa Paula, Ana Carolina Fontes e Karla Garcia, esses jovens visionários brilharam com suas ideias.

Descobrindo o poder da energia

João Guilherme, Heloísa e Bernardo não esconderam sua empolgação ao compartilhar o que aprenderam. Eles contaram que aprenderam muito sobre energia, descobrindo como é gerada, explorando as fontes renováveis e não renováveis e montando os kits Lego em busca de maneiras eficientes e limpas de produzir energia. Seus olhos brilhavam de entusiasmo enquanto explicavam suas soluções inovadoras.

As famílias presentes não podiam estar mais orgulhosas. Carlos, pai de Emanuel, expressou seu entusiasmo: "Fico muito feliz por ver um grande avanço nas escolas. Isso quebra paradigmas sobre como a escola deve ser vista. Mostra que os estudantes são capazes de muito mais, e isso realmente faz a diferença. Expandir a aprendizagem dessa forma é incrível. Vemos que eles aprenderam de forma efetiva pela maneira como explicam o que fizeram", contou.

Fazendo a diferença

Ivan Lana, diretor da unidade de ensino, destacou a importância fundamental do projeto na formação dos estudantes, ressaltando como ele não apenas ensina conhecimentos práticos, mas também valores importantes, como trabalho em equipe, criatividade e inovação. "Hoje foi um dia para celebrarmos juntos a inovação, criatividade, protagonismo e ludicidade", disse.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Seme, Luana Lemos, expressou sua gratidão às famílias e professores por apoiarem os estudantes nessa jornada de aprendizado e inovação. Ela também enfatizou os benefícios do projeto, que vai muito além da sala de aula, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Assim, em uma terça-feira repleta de brilho, criatividade e entusiasmo, as crianças do Cmei TI Álvaro Fernandes Lima e da Emef TI Izaura Marques da Silva mostraram ao mundo que o aprendizado pode ser lúdico, emocionante e cheio de descobertas. É um lembrete de que o futuro é tão brilhante quanto a imaginação das crianças permite.

Crianças e estudantes de Vitória participam da First Lego League

Voltar ao topo da página