Notícias

Novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

Publicada em 25/11/2021, às 17h15 | Atualizada em 25/11/2021, às 17h20

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Posse do Conselho da Mulher
Leonardo Silveira
Posse do Conselho da Mulher

Com o objetivo de desenvolver um trabalho de promoção e garantia dos direitos das mulheres em Vitória, tomou posse nesta quarta-feira (24), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, o novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (biênio 2021-2023).

O evento teve a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária municipal de Cidadenia, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, e da juíza Hermínia Azoury, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJES.

"Conhecemos os desafios que temos, mas a política das mulheres tem que ser fortalecida. E isso decorre do trabalho que vocês, conselheiras, desenvolvem aqui apontando as críticas e contribuindo com as sugestões", disse a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão consultivo e deliberativo que assessora a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) nos assuntos voltados à mulher. Tem a finalidade de assegurar à mulher o exercício pleno de sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

O conselho é composto exclusivamente por mulheres, dividido entre nove representantes do poder público e nove da sociedade civil. Ao todo, são 36 conselheiras, entre titulares e suplentes.

O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente na solenidade e falou sobre a importância da atenção a situação das mulheres no município de Vitória . “Tive a oportunidade de estar por cinco anos ao lado dessas mulheres, pois onde havia uma criança vítima de abuso, havia também, em quase 100% dos casos, mulheres vítimas de violência doméstica. Iniciamos esse trabalho no dia 1º de janeiro com um objetivo claro: não poderíamos aceitar essa triste realidade que tínhamos no Espírito Santo, especialmente em Vitória. Mulheres sofrendo violência doméstica, abuso sexual e vítimas de feminicídio", pontuou.

Pazolini falou sobre a importância da conscientização e lembrou a recente inauguração da Casa Rosa, voltada ao atendimento às mulheres vítimas de violência. "Infelizmente não tínhamos uma política pública para recebê-las num primeiro momento. Por isso, eu caminho pelos bairros da cidade com as equipes para essa campanha de conscientização, extremamente importante. Além disso, inauguramos a Casa Rosa, um espaço para atender mulheres e seus filhos vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade. Gostaria de reforçar, mais uma vez, o quanto estou feliz em ver equipes de mulheres tão engajadas e dizer que podem contar comigo para que possamos, juntos, diminuir cada vez mais esses índices,” disse o prefeito.

Leonardo Silveira
Posse do Conselho da Mulher
Leonardo Silveira
Posse do Conselho da Mulher

Voltar ao topo da página