Notícias

Novas regras para a utilização do calçadão na orla de Camburi já estão valendo

Publicada em 14/01/2013, às 18h33

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


Tadeu Bianconi
Praia de Camburi _ calçadão
Calçadão e ciclovia: novas regras de convivência no calçadão da praia de Camburi

Agora, andar de skate, patins e quadriciclo em Camburi só na ciclovia ou na "Rua de Lazer", que acontece aos domingos. O anúncio foi feito pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, no último dia 11. A medida visa oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores da praia. Ações educativas serão intensificadas durante todo o verão.

O prefeito explicou que essa é uma medida emergencial para o verão e que toda a orientação será dada pelos agentes da Guarda Civil Municipal. "As pessoas estão percebendo a importância do exercício físico para a qualidade de vida e o calçadão passou a ser um espaço muito procurado. Por isso, precisávamos agir rápido e essa foi a melhor solução encontrada, pois já acontece em outros lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro".

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, falou sobre o trabalho a ser feito para os próximos anos. "A longo prazo, o calçadão será adequado com uma infraestrutura ideal para comportar as várias atividades. Já iniciamos os estudos e estamos identificando as principais intervenções. A ordem do prefeito é de que não sejamos restritivos e que o espaço seja para todos. Como precisamos agir rápido, a medida inicial é equacionar o espaço com base no que temos hoje".

Agentes da Guarda Civil Municipal atuam no local conscientizando e orientando os praticantes desses esportes sobre a importância de respeitar e melhor utilizar os espaços públicos, para que a convivência entre os diferentes públicos da região seja saudável e segura.

"Essa é uma ação educativa, que conta com o apoio da população. É preciso ter ciência de que o espaço daquele local é de lazer e contemplação, onde o centro de atenção é a família. Aquele não é um espaço de treinamento e competição. Tenho certeza que encontraremos um ponto de equilíbrio", afirma o prefeito.

Os quadriciclos que vinham usando a ciclovia não poderão mais utilizar esse espaço, tendo a permissão de utilizar somente a via principal da "Rua de Lazer".

Os praticantes de skate e patins que quiserem treinar manobras e andar com mais velocidade podem utilizar as pistas do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Mario Cypreste, e da Praça dos Namorados, na Praia do Canto. Ambas foram construídas com essa finalidade.


Voltar ao topo da página