Notícias

Novas ambulâncias aprimoram serviços na rede de saúde de Vitória

Publicada em 19/09/2019, às 16h25

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Milene Miguel


André Sobral
Entrega de Ambulâncias
Prefeito Luciano Rezende destacou que as novas ambulâncias irão trazer mais conforto e segurança aos usuários da rede de saúde do município (ampliar)
André Sobral
Entrega de Ambulâncias
Novos veículos vão aprimorar serviços e atendimentos nos PA´s e na Central de Transportes Sanitários (ampliar)

Visando melhorar ainda mais os serviços prestados à população de Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adquiriu mais quatro novas ambulâncias, que foram entregues na manhã desta quinta-feira (19), durante solenidade na Praça da Ciência.

O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, da secretária de Saúde, Cátia Lisboa, e outros secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e servidores.

Os novos carros serão destinados aos Pronto-Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá e também à Central de Transportes Sanitários (CTS) para atender os pacientes que apresentam grau de dependência física, como acamados, cadeirantes, com mobilidade reduzida e impossibilidade de acesso aos transportes coletivos.

Conforto e segurança

Para o prefeito de Vitória, as ambulâncias irão trazer mais conforto e segurança aos usuários da rede de saúde do município. "Quem mais ganha é a população, que pode contar com o melhor sistema municipal de saúde do Brasil, premiado pelas boas práticas nacional e internacionalmente", destacou Luciano Rezende.

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, esse é um grande passo na assistência aos pacientes de Vitória. "Quando falamos em melhoria do sistema de saúde, pensamos logo em humanização, e isso se faz melhorando o atendimento e ampliando os serviços”, disse ela.

Frota

A Semus conta agora com um total de 10 ambulâncias. Os quatro veículos entregues foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 680.000,00.

A equipe da CTS é composta por 61 servidores, sendo que 58 fazem parte da equipe de remoção, que são motoristas, enfermeiros e auxiliar de enfermagem. Os atendimentos são para transporte sanitário: pedidos de alta hospitalar, remoção para exames de média e alta complexidade e terapias de reabilitação.

Para solicitar remoção, é necessário que o usuário e/ou familiar entre em contato com a unidade de saúde com três dias úteis de antecedência. Também é possível fazer a solicitação através do telefone 3132-5050, das 5 às 22 horas, de segunda a sábado, incluindo feriados, e domingos, das 5 às 19 horas.

Critérios 

Para ter acesso ao transporte eletivo, o usuário deve ser morador de Vitória, apresentar disfunção da mobilidade, realizar acompanhamento em uma das 29 unidades de saúde do município, ter procedimentos ou consultas agendadas em instituições vinculadas ao SUS e ter quadro clinico compatível com o tipo de transporte ofertado pela CTS.


Voltar ao topo da página