Notícias

No Dia do Meio Ambiente, Vitória ganha novo programa de educação ambiental

Publicada em 05/06/2023, às 17h35 | Atualizada em 05/06/2023, às 17h43

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Parcerias e meios de implementação

André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
Ao lado da secretária Juliana Rhosner, Miguel Costa, estudante da Emef Amilton Monteiro da Silva, disse que as crianças vão ajudar a cuidar da cidade, dos animais e das árvores. (ampliar)
André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
O prefeito Lorenzo Pazolini enfatizou o cuidado com as crianças e a atuação dos pequenos nesse projeto, que vai ajudar a preservar cada cantinho da cidade. (ampliar)

Vitória terá uma rede solidária de Guardiões Ambientais Mirins. A iniciativa foi lançada pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, na tarde desta segunda-feira (05), como parte da programação do Dia Municipal do Meio Ambiente, que conta com várias atividades até o final do mês de junho.

"A gente vai ajudar a cuidar da cidade, dos animais, das árvores... Eles tornam mais bonita a vida", garantiu Miguel Costa da Silva Menezes, ao falar para o público e para os demais colegas que também vão participar do programa. Miguel é estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada no bairro Mário Cypreste.

Durante o evento, o prefeito enfatizou o cuidado com as crianças e a atuação dos pequenos nesse projeto, que vai ajudar a preservar cada cantinho da cidade. "A partir de agora, vocês vão nos ajudar, vão ser guardiões da cidade de Vitória. Vão ajudar a cuidar dos parques, da Mata Paludosa, da Fazendinha, do Parque Moscoso, da Pedra dos Dois Olhos, da Pedra da Cebola, vão ajudar a cuidar de cada lugar da nossa cidade para que tenhamos um meio ambiente preservado, desenvolvimento sustentável e para que vocês, num futuro breve, possam continuar a usufruir de tudo que temos hoje. Conto com vocês! Agora vamos desenvolver essas ações, tanto pelo mar quanto pela terra, caminhando pela cidade e fazendo de Vitória cada vez mais referência em meio ambiente", reforçou Lorenzo Pazolini.

A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destacou a importância e o exemplo que as crianças darão para todos os moradores. "Estamos realmente cuidando do hoje, desse mundinho que é tão nosso e que depende de cada um de nós. E, sobretudo, de vocês. Vocês têm um superpoder, e é por isso que vocês estão aqui. A partir de hoje, vocês são Guardiões Ambientais Mirins, e terão o poder do exemplo, de mostrar pra gente como é que se faz melhor do que a gente, adulto, está fazendo hoje", apontou.

Juliana também ressaltou o trabalho que as secretarisa de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semmam) vêm realizando nesse segmento. "A Secretaria de Meio Ambiente e a nossa equipe da Comissão de Educação Ambiental estão realizando um trabalho incrível. Isso vai fazer toda a diferença na vida de vocês e na nossa cidade", disse.

Lançamento

"O lançamento desse programa reforça o compromisso da atual gestão com o direito fundamental à educação e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Apresentações

O público presente ao lançamento do Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória pôde conferir uma apresentação especial da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

Alunas da 6ª série do Curso Básico de Dança exibiram um Duo de Ballet. Bruna Silva Mandelli e Isabela Nery Cabidelli apresentaram a coreografia de Gil Mendes, "Melhores Amigas", ao som da música "Droite de cité".

Na oportunidade, o coral de crianças da Associação Alef Bet cantou duas músicas para enfatizar e lembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente: Santa na Areia e Água.

André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
O secretário Tarcísio Föeger disse que, após a formação, as crianças vão ajudar a cuidar do patrimônio socioambiental da cidade. (ampliar)
André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
Coral de crianças da Associação Alef Bet. (ampliar)

Programa Guardiões Mirins

O Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória é uma iniciativa da Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária.

O projeto vai possibilitar também aos infantojuvenis terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.

Guardiões Mirins

Participam desta primeira formação 42 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.

Os estudantes dessa primeira turma receberão aproximadamente 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a culminância e entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro).

Vivências

"Após a formação, as crianças passarão a atuar como Guardiões Ambientais Mirins com a propositiva de ajudar a cuidar dos ecossistemas de Vitória, de contribuir com boas práticas relacionadas à questão dos resíduos, do consumo responsável, da guarda responsável de animais domésticos e bem-estar animal, enfim, do cuidar do patrimônio socioambiental da cidade, bem como de todas as formas de vida", apontou o secretário Tarcísio Föeger.

Ainda de acordo com o secretário, durante a formação, o grupo de Guardiões Mirins irá adquirir vivências junto às atividades técnicas do cotidiano da Semmam, em parques, fiscalização, atividades de pesquisa e monitoramento dos ecossistemas, e projeto e ações de educação ambiental, dentre outros espaços e atividades.

"Ocorrerá também intercâmbio com as escolas, comunidades e grupos sociais das quais fazem parte, visando potencializar o cuidar do patrimônio socioambiental de Vitória e de todas as formas de vida inseridas na cidade", completou o secretário.

André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
Lançamento do Programa Guardiões Mirins. (ampliar)
André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins
Lançamento do Programa Guardiões Mirins. (ampliar)

Voltar ao topo da página