Notícias
No Dia do Meio Ambiente, Vitória ganha novo programa de educação ambiental
Publicada em 05/06/2023, às 17h35 | Atualizada em 05/06/2023, às 17h43
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes
Vitória terá uma rede solidária de Guardiões Ambientais Mirins. A iniciativa foi lançada pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, na tarde desta segunda-feira (05), como parte da programação do Dia Municipal do Meio Ambiente, que conta com várias atividades até o final do mês de junho.
"A gente vai ajudar a cuidar da cidade, dos animais, das árvores... Eles tornam mais bonita a vida", garantiu Miguel Costa da Silva Menezes, ao falar para o público e para os demais colegas que também vão participar do programa. Miguel é estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada no bairro Mário Cypreste.
Durante o evento, o prefeito enfatizou o cuidado com as crianças e a atuação dos pequenos nesse projeto, que vai ajudar a preservar cada cantinho da cidade. "A partir de agora, vocês vão nos ajudar, vão ser guardiões da cidade de Vitória. Vão ajudar a cuidar dos parques, da Mata Paludosa, da Fazendinha, do Parque Moscoso, da Pedra dos Dois Olhos, da Pedra da Cebola, vão ajudar a cuidar de cada lugar da nossa cidade para que tenhamos um meio ambiente preservado, desenvolvimento sustentável e para que vocês, num futuro breve, possam continuar a usufruir de tudo que temos hoje. Conto com vocês! Agora vamos desenvolver essas ações, tanto pelo mar quanto pela terra, caminhando pela cidade e fazendo de Vitória cada vez mais referência em meio ambiente", reforçou Lorenzo Pazolini.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destacou a importância e o exemplo que as crianças darão para todos os moradores. "Estamos realmente cuidando do hoje, desse mundinho que é tão nosso e que depende de cada um de nós. E, sobretudo, de vocês. Vocês têm um superpoder, e é por isso que vocês estão aqui. A partir de hoje, vocês são Guardiões Ambientais Mirins, e terão o poder do exemplo, de mostrar pra gente como é que se faz melhor do que a gente, adulto, está fazendo hoje", apontou.
Juliana também ressaltou o trabalho que as secretarisa de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semmam) vêm realizando nesse segmento. "A Secretaria de Meio Ambiente e a nossa equipe da Comissão de Educação Ambiental estão realizando um trabalho incrível. Isso vai fazer toda a diferença na vida de vocês e na nossa cidade", disse.
Lançamento
"O lançamento desse programa reforça o compromisso da atual gestão com o direito fundamental à educação e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Apresentações
O público presente ao lançamento do Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória pôde conferir uma apresentação especial da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).
Alunas da 6ª série do Curso Básico de Dança exibiram um Duo de Ballet. Bruna Silva Mandelli e Isabela Nery Cabidelli apresentaram a coreografia de Gil Mendes, "Melhores Amigas", ao som da música "Droite de cité".
Na oportunidade, o coral de crianças da Associação Alef Bet cantou duas músicas para enfatizar e lembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente: Santa na Areia e Água.
Programa Guardiões Mirins
O Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória é uma iniciativa da Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária.
O projeto vai possibilitar também aos infantojuvenis terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.
Guardiões Mirins
Participam desta primeira formação 42 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.
Os estudantes dessa primeira turma receberão aproximadamente 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a culminância e entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro).
Vivências
"Após a formação, as crianças passarão a atuar como Guardiões Ambientais Mirins com a propositiva de ajudar a cuidar dos ecossistemas de Vitória, de contribuir com boas práticas relacionadas à questão dos resíduos, do consumo responsável, da guarda responsável de animais domésticos e bem-estar animal, enfim, do cuidar do patrimônio socioambiental da cidade, bem como de todas as formas de vida", apontou o secretário Tarcísio Föeger.
Ainda de acordo com o secretário, durante a formação, o grupo de Guardiões Mirins irá adquirir vivências junto às atividades técnicas do cotidiano da Semmam, em parques, fiscalização, atividades de pesquisa e monitoramento dos ecossistemas, e projeto e ações de educação ambiental, dentre outros espaços e atividades.
"Ocorrerá também intercâmbio com as escolas, comunidades e grupos sociais das quais fazem parte, visando potencializar o cuidar do patrimônio socioambiental de Vitória e de todas as formas de vida inseridas na cidade", completou o secretário.