Notícias
Natal de Encantos: inauguração emociona famílias na Praça do Papa
Publicada em 07/12/2024, às 23h20 | Atualizada em 07/12/2024, às 23h25
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de José Carlos Schaeffer
O mundo mágico do Natal está aberto em Vitória. Em um espetáculo de luzes, cores, apresentações emocionantes e muita diversão, foi aberto o Natal de Encantos na Praça do Papa, na noite deste sábado (7). Um verdadeiro parque temático foi montado no local para os moradores celebrarem as festividades do Natal deste ano na capital.
E ninguém melhor do que o bom velhinho para representar a figura do Natal. Acompanhado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da primeira-dama Paula Pazolini, o Papai Noel chegou em grande estilo: em um barco cheio de luzes e cores, eles desembarcaram na Praça do Papa depois de navegarem pela baía de Vitória.
Recebido com muita festa pelas famílias que aguardavam ansiosamente a chegada, o Papai Noel foi levado pelo prefeito Lorenzo Pazolini em um trenzinho até o palco, para saudar todos os presentes e anunciar a tão esperada contagem para o acendimento da grande Árvore de Natal, localizada no centro da Vila Natalina. Quem já estava lá e se juntou à festa foi a vice-prefeita eleita Cris Samorini.
O prefeito fez questão de agradecer a presença de todos e destacar o trabalho realizado para promover o Natal de Encantos a todos os capixabas. "É uma noite alegre, de empatia e de união em que nós preparamos tudo com muito carinho. Gostaria de parabenizar todos os profissionais empenhados nesse trabalho. Foram dias, noites e madrugadas, e hoje vejo vários aqui celebrando com as famílias. Quero agradecer a todos pela confiança. Vamos aproveitar a nossa Vila Natalina com alegria, com igualdade, simplicidade, resgatando o verdadeiro espírito natalino e de união das famílias. Viva Vitória, Viva o Espírito Santo", disse.
A vice-prefeita Cris Samorini expressou muita felicidade em ver tantas famílias prestigiando a Vila Natalina e toda a estrutura montada no local. "Fico muito feliz em compartilhar esse momento, de ver o quanto Vitória tem sido referência no cuidado com as pessoas, em trazer oportunidades. Ao mesmo tempo que hoje estamos aqui, há uma semana atrás estávamos em São Pedro, fazendo uma linda festa com nosso Papai Noel. Naquele momento a gente viu o olhar e o brilho das crianças, assim como hoje. Isso é tornar Vitória mais humana e mais igual", destacou.
Logo após a saudação, o prefeito Lorenzo Pazolini convocou todos para a contagem regressiva do acendimento da tão aguardada Árvore de Natal iluminada. Com várias cores, se misturando de maneira dinâmica e em formas diferentes, a Árvore emocionou as famílias que estavam na Praça do Papa.
Junto com o acendimento da árvore, teve início o show emocionante da Família Lima. Com a junção do violino a instrumentos já tradicionais, o grupo presenteou o público com um espetáculo especial, na mistura única de música popular com obras marcantes da música clássica, promovendo uma noite mágica e inesquecível.
Presença das famílias
O porteiro Carlos Guilherme, morador do bairro do Romão, levou o afilhado Hugo, de apenas 8 meses para o primeiro Natal. Junto com a esposa Karen, eles falaram da experiência de curtir o Natal de Encantos na cidade. "É a primeira vez que a gente vem e está sendo super legal. Ficamos surpresos com a quantidade de luzes, enfeites e brinquedos para as crianças e para as famílias. Quem está pensando em passear no Natal, não deve pensar duas vezes em vir aqui na Vila Natalina", disse.
A professora Betânia de Carvalho, moradora de Vila Velha, atravessou a Terceira Ponte para celebrar a inauguração do Natal de Encantos na Praça do Papa. "Está tudo muito lindo, caprichoso. Os enfeites de Natal estão maravilhosos. Interessante também é o espaço para as crianças se divertirem. Muitos brinquedos encantadores. Está tudo muito lindo", contou.
Também morador de Vila Velha, o estudante Arthur Félix veio ao Natal de Encantos acompanhado de toda a família. Ele ficou impressionado com a apresentação musical. "O show da Família Lima foi fantástico. A combinação de instrumentos com a nossa música foi surreal. A estrutura da Vila também está linda. Muitas luzes e opções de lazer. Vou fazer um vídeo no meu Instagram e compartilhar com os amigos", destacou.
Atrações da Vila Natalina
E a estrutura que os visitantes tanto citaram realmente chama a atenção. Para ambientar a vivência do bom velhinho, a Vila Natalina está completa de referências ao Papai Noel: tem a Casa do Papai Noel, Oficina de Brinquedos do Papai Noel, Trenó e renas, Casinha do Papai Noel com presentes e cogumelos, Avião do Papai Noel; Cogumelo Gigante; Castelo Gigante do Papai Noel; um trenzinho de Natal e vários outros itens de decoração que remetem ao espírito do Natal. A réplica de uma igrejinha em tamanho real, confeccionada em madeira, também foi instalada na Vila Natalina.
A iluminação instalada no Natal de Encantos também é um dos destaques: são 100 pinheiros iluminados, túneis cobertos por luzes douradas, estrelas cadentes, caixas de presente gigantes rodeadas de luminárias e muito mais. Cenários que logo na primeira noite de inauguração já se tornaram os queridinhos das famílias para os registros das fotos de Natal.
Além das luzes, toda uma estrutura interativa e de diversão foi preparada para as famílias. A atração principal, e inédita nas festividades de Natal no Espírito Santo, é o Domo Geodésico: uma experiência imersiva e mágica em um domo de 20 metros de diâmetro e 10 metros de altura, com capacidade para até 200 pessoas. Nele, serão feitas apresentações de projeção mapeada na cúpula, com equipamentos de laser instalados em toda a estrutura. As sessões vão acontecer diariamente, das 19h às 22h, com intervalos de 30 minutos, durante toda a permanência da Vila Natalina na Praça do Papa.
E não pense que acabou: a prefeitura também colocou brinquedos para a diversão das famílias. Começando pela linda e iluminada Roda Gigante da Vila Natalina, as opções passam por Tobogã Gigante, Carrossel, além do Crazy Dance e Jumbo, brinquedos maiores com capacidade de divertir até 18 pessoas ao mesmo tempo.
Oportunidade e geração de renda
E o grande movimento de moradores de Vitória e de outras cidades para participarem da festa faz com que aumente também o consumo e, consequentemente, a geração de renda para prestadores de serviço e comerciantes da cidade. Estes também aproveitaram o Natal de Encantos para aumentar seus faturamentos.
O motociclista de aplicativo Daniel Melo, morador do bairro Consolação, comemorou o aumento na demanda. "É bom quando tem esses eventos grandes e que chamam a atenção na cidade. A gente consegue fazer mais corridas e aumentar o nosso faturamento. Isso mostra que investir em cultura e turismo dá retorno", comemorou.
A empreendedora Marli Sperandio era uma das expositoras das Lojinhas Natalinas, instaladas na Praça do Papa. Ela conta que o evento é uma oportunidade de divulgar o produto. "É uma ótima oportunidade. Conseguimos captar mais clientes, apresentar nosso produto para mais pessoas, e faturar ainda mais. E ainda se admirar com a estrutura oferecida para quem vem celebrar o Natal. É ótimo", contou.
A Vila Natalina continuará disponível para visitação gratuita durante todo o mês de dezembro, até a chegada do Natal. Enquanto isso, moradores de Vitória e outros municípios poderão celebrar a data em um ambiente acolhedor e divertido para todos.