Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Motorista tenta fugir de blitz, bate em viatura e é detido pela Guarda de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Motorista tenta fugir de blitz, bate em viatura e é detido pela Guarda de Vitória

Um motorista, de 25 anos, tentou escapar de ser parado em uma blitz da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), bateu em uma viatura e acabou detido, na madrugada de terça-feira (1º), no bairro Mário Cypreste. Ele foi conduzido para a delegacia por embriaguez ao volante.

A operação de fiscalização foi realizada pelo Grupo Tático Operacional (GTO) e pela Equipe da Madrugada nas imediações da Segunda Ponte. Segundo os guardas municipais, ao avistar a blitz, o condutor de um Kia Carens parou bruscamente e deu marcha a ré para evitar a abordagem. Nesse momento, acabou colidindo com uma das viaturas que fazia o apoio. Apesar do impacto da colisão, nenhum guarda municipal ficou ferido.

"Apesar da tentativa de evitar o impacto na viatura, não foi possível devido à velocidade com que o suspeito efetuou a manobra. O motorista foi abordado e submetido à revista pessoal e veicular. Foram lavrados os autos de infrações devidos e ele foi conduzido para a delegacia", detalhou o inspetor Gonçalves, da Equipe da Madrugada da Guarda de Vitória.

O motorista apresentava um corte superficial no rosto, causado por estilhaços de vidro, por isso foi levado ao atendimento médico. Foram realizados autos de infração por conduzir sob efeito de álcool, dirigir com a CNH suspensa e realizar manobra irregular. O condutor se recusou a realizar o teste do bafômetro, no entanto, foi realizado o termo de constatação de alcoolemia pelos guardas municipais, o que configura crime de embriaguez. Por isso, o motorista foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória.

Blitize

A blitz "Segunda Tem Lei" da Guarda de Vitória, da qual o condutor tentou escapar, integra o plano de intensificação da fiscalização no trânsito da capital, especialmente durante a madrugada, para prevenir acidentes e coibir a condução sob influência de álcool. Nesta, foram realizados 131 testes de bafômetro. Outros 10 condutores se recusaram a realizar o teste, sendo notificados por isso. A multa por se recusar tem o valor de R$2934,70 e cabe suspensão da Carteira de Habilitação. Também foram flagrados três condutores que não possuíam CNH.

Ações como essas visam resultados como este: no primeiro semestre de 2025, a capital apresentou uma redução de 42% nos registros de mortes no trânsito, caindo de 24 para 14.

"Para nós, ainda não é o suficiente. Enquanto houver vidas perdidas, a Guarda de Vitória vai estar presente com fiscalizações e atuando com rigidez para coibir práticas irregulares no trânsito. Temos equipes bem preparadas e que trabalham 24 horas por dia pela mobilidade urbana, mas em especial pela preservação de vidas", enfatizou Marcelo Paraguassu, gerente de Trânsito da Guarda de Vitória.