Notícias

Mosquitos: munícipes são orientados para combater a dengue

Publicada em 06/11/2019, às 16h45

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Maquete da dengue
Maquete mostra o ciclo do Aedes aegypti e demonstra como o munícipe pode ajudar no combate ao mosquito (ampliar)

Além das ações rotineiras de combate aos mosquitos, como o carro fumacê, as visitas aos imóveis e o monitoramento das armadilhas, a Prefeitura de Vitória precisa da ajuda da população para eliminar os focos.

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realiza palestras e abordagens educativas para conscientização e orientação dos moradores.

Na manhã desta quarta-feira (6), a equipe de Educação Ambiental do CVSA esteve na Unidade de Saúde de Maruípe expondo uma maquete que mostra o ciclo do Aedes aegypti e demonstrando como o munícipe pode ajudar no combate ao principal vetor da dengue, zika e chikungunya.

Os trabalhos também são realizados em escolas, creches, instituições de ensino superior, supermercados, locais de grande movimentação, feiras livres, semáforos, praças e eventos.

"No período de chuvas e forte calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. A dengue pode matar, as dores causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e o vírus da zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples, como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada", explica o diretor do CVSA, Rogério Almeida.

Combate diário

Almeida explicou que o combate ao Aedes aegypti acontece todos os dias. Todos os meses, a equipe do CVSA faz uma programação para realizar a aplicação espacial de inseticida, ação mais conhecida como fumacê.

Além disso, equipes monitoram e tratam todos os locais que costumam acumular água na cidade, aplicando larvicidas biológicos em criadouros naturais, e também fazem visitas domiciliares.

O CVSA ainda realiza, em média, entre 20 e 24 ações educativas em escolas, feiras, praças e avenidas movimentadas da cidade por mês. Além disso, os agentes de combate às endemias fazem cerca de 24 mil visitas domiciliares por mês na capital.

Próximas ações

No dia 11, a Unidade de Saúde (US) de Ilha de Santa Maria estará realizando abordagens educativas em frente ao supermercado EPA e ruas adjacentes na região do Forte São João.

No mesmo dia, a US de Alagoano irá realizar abordagem em prevenção às arboviroses com crianças e adolescentes do Cajun de Caratoíra.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página