Notícias
Moradores pedem conscientização da população para descarte correto do lixo
Publicada em 21/05/2021, às 14h37
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
"A Prefeitura de Vitória está fazendo a parte dela. Os moradores do bairro precisam colaborar e parar de jogar lixo em qualquer lugar. Muitos não respeitam nem mesmo a área de preservação ambiental, jogando o lixo no manguezal". Esse foi o desabafo da dona de casa Nizia Karina Ferreira, que há 15 anos mora em frente à área urbanizada da orla de Maria Ortiz.
Ela perdeu as contas de quantas vezes chamou atenção dos vizinhos para que não jogassem entulhos na rua. "É uma falta de respeito e um abuso. A equipe de coletores limpa e cuida, e o morador do bairro? Ele tem obrigação de ajudar", ponderou.
O microempreendedor José Carlos Taborda, de 65 anos, concorda que os moradores são os maiores responsáveis pela manutenção da limpeza da cidade. "As pessoas vêm passear com seus cachorros e deixam as fezes no meio do caminho ou aquele saco de lixo sujo, e acham que é culpa da Prefeitura? Falta consciência dos moradores. O munícipe precisa fazer a sua parte, descartando os resíduos de forma correta", disse José, enquanto se exercitava na orla de Maria Ortiz.
A professora aposentada Ida Lucia Pereira Oliveira, ao lado da filha, Sara Oliveira Caldas, de 13 anos, disse que a limpeza é responsabilidade de todos. "O morador tem que ser responsabilizado pela manutenção da limpeza da cidade, que deve ser vista como extensão de nossa casa. Cuidar é obrigação de todos: poder público e moradores".
Ida defende, ainda, que cada um seja um fiscal em defesa da manutenção da cidade limpa e organizada. "Todo cidadão tem obrigação de denunciar, chamar atenção e orientar sobre a prática correta do descarte do lixo. Jogar e acusar a Prefeitura pela sujeira é mais fácil, mas não é o correto".
Para a enfermeira Iracema Menelli, a solução pode estar na responsabilização pelo dano causado ao meio ambiente e à própria comunidade. "É preciso haver punição, multa. O dinheiro da retirada do lixo jogador irregularmente poderia ser usado para ampliar o número de escolas, postos de saúde e projetos de geração de emprego e renda, gerando melhorias das condições de vida na cidade".
Programação
O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, disse que tem orientado os profissionais de limpeza pública para atuarem, também, como agentes promotores de educação para preservação ambiental. "A administração municipal tem o seu dever legal de atuar para educação, formação e mudança de hábitos e comportamentos em favor da preservação ambiental. Poder público e moradores devem caminhar juntos para garantir ambientes mais saudáveis para toda a população".
Segundo o gerente da Regional 6, Flávio Rosa, todas as quintas-feiras, máquinas da Central de Serviços são deslocadas para o bairro Maria Ortiz, exclusivamente, para a retirada de entulhos dos pontos viciados de lixo.
Só nesta última quinta (20), a caçamba realizou cerca de 20 viagens até a unidade de transbordo, em Resistência, para o descarte dos entulhos.
A região administrativa engloba, além de Maria Ortiz, os bairros Goiabeiras, Antônio Honório, Segurança do Lar, Solon Borges e Jabour.