Notícias

Monumentos do Centro Histórico são boas opções de passeio no feriadão

Publicada em 06/09/2018, às 06h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo é um dos monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico
André Sobral
Convento de São Francisco
Visitantes também podem conhecer o histórico Convento São Francisco

O fim de semana prolongado, com os feriados da Independência (7) e aniversário de Vitória (8), é uma boa opção para turistas e moradores conhecerem um pouco da história da capital, visitando os monumentos do Centro Histórico.

A dica é conhecer os monumentos que compõem o projeto Visitar Centro Histórico, muitos deles com mais de quatro séculos de existência. A visita interna aos locais é gratuita e guiada por monitores.

O Visitar Centro Histórico, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), funciona de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados, sempre das 13 às 17 horas.

Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e de São Gonçalo e o Convento São Francisco.

A Catedral Metropolitana também integra o projeto, mas excepcionalmente não estará aberta à visitação devido às festividades em comemoração à padroeira da capital, Nossa Senhora da Vitória, neste sábado (8). Na sexta e no domingo, o atendimento será normal.

Outros monumentos

A Capela Santa Luzia atualmente está fechada para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Theatro Carlos Gomes faz parte do projeto, mas também passa por obras de reparo no telhado e na rede elétrica.

Embora estejam fechados para obras, os visitantes podem apreciar a arquitetura desses monumentos, com referência a vários períodos e séculos, e fazer fotos para retratar as belezas e mostrar aos amigos e familiares.

"Em cada um desses locais, os monitores apresentam aos visitantes a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o público conhecer a cidade, divulgando os atrativos e tornando-se mais receptivo aos turistas", aponta o presidente da CDV, Leonardo Krohling.


Voltar ao topo da página