Notícias

Monumentos de Vitória têm iluminação especial durante campanha Outubro Rosa

Publicada em 01/10/2019, às 19h11 | Atualizada em 03/10/2019, às 17h31

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Outubro Rosa - Fachada da Prefeitura de Vitória com iluminação especial
Palácio Municipal aderiu à campanha Outubro Rosa e ganhou até laço em homenagem ao movimento (ampliar)
Flávio Almeida
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
Convento São Francisco também ganhou iluminação especial (ampliar)

O rosa vai iluminar alguns pontos da capital para alertar a população sobre o câncer de mama. Lugares de destaque na paisagem de Vitória estarão iluminados durante este mês para chamar atenção para a campanha Outubro Rosa. 

Estarão iluminados todos os dias, a partir desta quarta-feira (2), a Ponte da Passagem, o Santuário de Santo Antônio, a Casa Porto, o Viaduto Caramuru, as torres de Jesus de Nazareth, o Convento São Francisco, a Cruz do Papa e mirante de Conquista.

O Monumento Polícia Militar (próximo à entrada da Ilha do Frade), o tradicional relógio da Praça Oito e a Igreja Nossa Senhora da Conceição (em frente ao píer da Ilha das Caieiras) também estarão iluminados. 

Este ano, o Palácio Municipal (sede da Prefeitura de Vitória) e o Monumento Vitória 360 Graus receberão um laço iluminado rosa. O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) também vai ganhar iluminação especial.

Os monumentos foram escolhidos por representarem bem Vitória pelas suas história, localização e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação.

Flávio Almeida
CASA PORTO
Casa Porto das Artes Plásticas (ampliar)
Flávio Almeida
PONTE DA PASSAGEM
Ponte da Passagem (ampliar)

"É um tema oportuno que terá o merecido destaque numa cidade bem iluminada e que estará ainda mais bela rosada este mês. Este ano teremos ainda dois grandes laços bem representativos", destacou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim.

Sensibilização

O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades.

O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa. A cor foi escolhida por representar o universo feminino e estar ligada à beleza e ao amor.

Matéria relacionada

Outubro Rosa: unidades de saúde de Vitória ampliam preventivos e mamografia

Flávio Almeida
CRUZ DO PAPA
Cruz do Papa (ampliar)
Flávio Almeida
TORRE DE JESUS DE NAZARÉ
Torres de Jesus de Nazareth (ampliar)

Voltar ao topo da página