Neste sábado (14), o dia amanheceu mais leve em Vitória. Antes mesmo que o sol esquentasse, já havia fantasia rodopiando, gargalhada solta no ar e o som alegre das fanfarras anunciando: era dia de Carnavalzinho na capital de todos os capixabas. Um convite para que a infância tomasse a cidade pelas mãos e a transformasse em reino de confete, pipoca e imaginação.
Realizado pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura Municipal (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), o primeiro dia de Carnavalzinho reuniu milhares de pessoas em um dos recantos mais bucólicos de Vitória, o Parque Moscoso, no Centro Histórico da cidade.
Ali, a turma da Pituca puxou o cortejo dos pequenos foliões. Piratas desbravavam mares imaginários, palhacinhos espalhavam risadas ao vento, super-heróis e heroínas salvavam o mundo antes do lanche; e tudo cabia naquele parque tão querido, que parecia sorrir junto.
Entre uma marchinha e outra, bandinhas de fanfarra faziam os pés miúdos aprenderem a pular Carnaval e personagens lúdicos surgiam como se tivessem escapado dos livros de histórias.
Foi nesse cenário que Rosalina Butker levou a filha de 9 anos para a folia das infâncias.
"É um local fechado, com tudo organizado, segurança, tranquilo e com muitas atrações para as crianças. Não pensei duas vezes", declarou enquanto a filha, apenas sorria timidamente concordando com a mamãe.
Quem também compareceu ao "mundo da fantasia" criado no Moscoso foi o servidor público Ricardo Menezes, acompanhado da filha de 11 anos. Vestido de agente da limpeza urbana quis prestar uma homenagem ao "time" que mantém a cidade limpa.
"Já ia trazer a minha filha, pois conheço a organização do evento, sei que é um ambiente agradável, onde as famílias se unem e as pessoas fazem amizade; aí aproveitei para homenagear essa turma que corre tanto e se dedica em prol do bem estar das pessoas", detalhou.
E a folia não termina quando o confete toca o chão. O Carnavalzinho de Vitória seguirá colorindo a cidade até a próxima terça-feira (17). Confira as próximas paradas da magia: