Notícias

Mãe dá relato emocionante durante roda de conversa sobre prevenção ao suicídio

Publicada em 30/09/2019, às 20h45

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Josué de Oliveira
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
Karla deu um emocionado depoimento sobre o problema enfrentado em muitas famílias (ampliar)
Josué de Oliveira
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
Roda de conversa na Casa do Cidadão contou com a participação de especialistas (ampliar)

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Os dados preocupantes foram divulgados e discutidos na tarde desta segunda-feira (30) durante a roda de conversa "Pela Vida: Prevenção do Suicídio", no auditório da Casa do Cidadão.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pela Vida, que envolve várias secretarias da Prefeitura de Vitória e é coordenado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Foram realizadas três palestras. Com o tema "Um olhar geral sobre o tema", Solange Lanna, da Vigilância Epidemiológica da PMV, trouxe dados e estatísticas sobre o suicídio e também comportamentos que devem ser percebidos em pessoas nessa situação.

Em seguida, foi a vez da psicóloga da Prefeitura de Vitória Andreia Campos Romanholi apresentar o trabalho desenvolvido no município e a rede de serviços disponibilizada na capital.

E encerrando o debate, a advogada Jaqueline Silva que abordou o tema "A metodologia dos círculos de diálogo como ferramenta para a preservação do suicídio".

Depoimento

Durante o evento, Karla Cristine Magalhães, mãe de um jovem que cometeu suicídio há pouco mais de um mês, deu um emocionado depoimento sobre o problema enfrentado em muitas famílias.

Hoje, ela desenvolve um projeto social no Norte do Estado com jovens que sofrem de depressão e mães que não sabem lidar com o problema.

"Perder um filho é insuportável. Perder por suicídio é triplicado porque você não entende o porquê. Mas agora eu preciso ser útil. Eu preciso ajudar e eu vou ajudar outras pessoas", disse.

Direitos Humanos

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, reforçou a importância do evento, que encerra as atividades do Setembro Amarelo.

"Vivemos números terríveis de suicídio e, no Brasil, esse número cresce, enquanto no mundo está diminuindo. Por isso, a importância dessa roda de conversa. Falar sobre prevenção é sobretudo reafirmar a nossa condição de humano, dessa capacidade que temos de acolher e de nos colocar no lugar do outro".

O secretário lembrou ainda que, até o fim do ano, deve ser concluída uma proposta para o Plano Municipal de Atenção Integral para pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento.

"Nesse plano, quero dizer que temos orgulho na Semcid de reformular o Centro Especializado em Direitos Humanos, que tem um novo papel daquele que vinha tendo. Por isso, nessa roda de conversa, teve todo o protagonismo, com uma equipe integrada e pronta para realizar esse atendimento".

Música

A abertura do evento foi marcada por emoção na apresentação do grupo musical Serenata, formado por alunos da rede municipal de ensino de Vitória.

As crianças cantaram músicas que encantaram o público. "Esse é um pequeno fragmento da potência do ser humano de virar o jogo. E é por isso que estamos aqui reunidos porque a Prefeitura de Vitória, por meio das suas diversas secretarias, tem como princípio a defesa da vida", reforçou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar.

Josué de Oliveira
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
"Falar sobre prevenção é sobretudo reafirmar a nossa condição de humano", disse o secretário da Semcid, Bruno Toledo (ampliar)
Josué de Oliveira
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
Grupo musical Serenata, formado por alunos da rede municipal de ensino de Vitória, fez apresentação no evento (ampliar)

Voltar ao topo da página