Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga: projeto cultural resgata a história de Vitória na Guerra do Paraguai

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas


Foto Divulgação
SELO DA LEI RUBEM BRAGA

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) anuncia o lançamento do projeto "As manifestações cívicas e a participação da população de Vitória na Guerra do Paraguai (1864-1870) - Inventário, Transcrição e Difusão Cultural", idealizado pelo arquivista Michel Caldeira de Souza.

A ação, que recebe apoio do Projeto Cultural Rubem Braga, contempla o inventário, a digitalização e a disponibilização de fontes históricas que revelam o papel da população de Vitória no conflito da Guerra do Paraguai, promovendo a preservação e difusão do patrimônio documental local.

O resultado da iniciativa é um livro físico, distribuído gratuitamente, e também acessível online por meio do site penedoculturacapixaba.blogspot.com.

Lançamentos presenciais nas escolas municipais

O lançamento acontecerá em formato de palestra nas escolas municipais, com as seguintes datas e locais:

Segunda-feira (18/08), às 8h - EMEFTI Anacleta Schneider Lucas, bairro Fonte Grande;

Sexta-feira (22/08), às 9h - EMEF São Vicente de Paulo, Centro.

As atividades são voltadas para alunos do ensino fundamental, sem necessidade de inscrição prévia.

Objetivos do projeto

A ação visa aproximar os estudantes das fontes históricas originais, tornando o estudo da história mais dinâmico e despertando o interesse pela memória local. Além de incentivar a leitura, a ação busca ampliar o conhecimento sobre o papel histórico de Vitória no contexto da Guerra do Paraguai.

O livro foi idealizado e organizado pelo arquivista, Michel Caldeira de Souza, juntamente com os historiadores Marcos Antonio Briel e Lucas Barreto. O trabalho envolveu a digitalização e descrição de documentos preservados em instituições arquivísticas e na Biblioteca Nacional.

"Este projeto é uma oportunidade única de aproximar a população, especialmente os estudantes, de documentos originais que registram a Guerra do Paraguai e seus impactos em Vitória. Ao disponibilizar esse material de forma acessível, buscamos não apenas preservar a memória histórica, mas também incentivar a leitura, o pensamento crítico e o reconhecimento do papel da nossa cidade na história nacional", ressalta Michel.

Distribuição e acesso

Além da entrega gratuita dos exemplares durante os lançamentos, o livro será encaminhado para todas as bibliotecas do sistema municipal de Vitória, garantindo maior acesso à população. O material também está disponível online para consulta livre.

Classificação indicativa: 14 anos.