Produção capixaba fará sua estreia mundial na próxima terça-feira (21).
Há histórias que nascem à beira-mar e, levadas pelas ondas, atravessam oceanos. É esse o caminho percorrido por "Ferocidade Máxima", documentário capixaba contemplado pela Lei Rubem Braga, de incentivo cultural da Prefeitura de Vitória (PMV), que fará sua estreia mundial na próxima terça-feira (21), durante a 15ª edição do Portuguese Surf Film Festival, em Portugal, um dos mais importantes eventos dedicados ao cinema de surfe da Europa.
Dirigido pelo cineasta capixaba Diego Scarparo, o filme leva ao cenário internacional uma narrativa profundamente enraizada no litoral do Espírito Santo. Com cerca de 32 minutos de duração, o documentário acompanha a trajetória de Lúcio Firmino da Silva, o "Feroz", personagem emblemático das praias capixabas, cuja relação com o oceano ultrapassa o esporte para revelar uma história de identidade, liberdade, pertencimento e resistência.
Foto Divulgação
Com 32 minutos de duração, o filme acompanha a trajetória de Lúcio Firmino da Silva, o "Feroz". (ampliar)
Mais do que retratar o surfe, "Ferocidade Máxima" transforma o mar em personagem central de uma narrativa sensível, capaz de conectar uma experiência genuinamente capixaba a sentimentos universais.
O reconhecimento internacional chega já na estreia. A produção integra a seleção oficial do festival e concorre em nove categorias: Melhor Filme, Melhor Curta-Metragem, Participação Feminina nos Filmes de Surf, Melhor Filme sobre Sustentabilidade, Melhor Cinematografia, Melhor Edição, Melhor Banda Sonora, História de Impacto e Prêmio do Público.
Para o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, a presença do filme em um dos principais festivais especializados do mundo demonstra a força da produção audiovisual desenvolvida na capital.
"A circulação internacional de uma obra contemplada pela Lei Rubem Braga demonstra a maturidade do audiovisual produzido em Vitória e reforça a importância das políticas públicas de incentivo à cultura. Quando investimos em nossos artistas, criamos oportunidades para que histórias nascidas aqui alcancem o mundo e levem consigo a identidade cultural capixaba."
Foto Divulgação
A produção integra a seleção oficial do festival e concorre em nove categorias.
Cinema capixaba ganha projeção internacional
Realizado na histórica vila de Ericeira, reconhecida como a única World Surfing Reserve da Europa, o Portuguese Surf Film Festival reúne anualmente produções de diversos países que exploram a cultura oceânica por meio de documentários, filmes experimentais e obras que dialogam com o universo do surfe, da sustentabilidade e das relações humanas com o mar.
Segundo o diretor Diego Scarparo, a seleção confirma que histórias profundamente conectadas ao território também são capazes de dialogar com públicos de diferentes partes do mundo.
"É emocionante ver uma história nascida nas praias capixabas atravessar o oceano e chegar a um festival com essa relevância. Esse reconhecimento mostra que nossas narrativas possuem identidade própria e têm força para emocionar pessoas em qualquer lugar", declarou.
Ao levar às telas a vida de Feroz, o documentário apresenta um olhar sensível sobre o litoral brasileiro, onde cada onda guarda memórias, escolhas e modos de existir. Uma história que nasce em Vitória, encontra o mar como linguagem e agora alcança novos horizontes, levando consigo a potência do cinema capixaba e da cultura produzida na capital.